Açoriano Oriental Logo

Gaudêncio vai candidatar-se à liderança dos municípios açorianos

Escolha do presidente da CMRG, que já assume as funções de presidente interino da AMRAA, colhe um largo consenso entre autarcas



Alexandre Gaudêncio, presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande (CMRG), vai candidatar-se à liderança da Associação de Municípios da Região Autónoma dos Açores (AMRAA), cargo até há pouco tempo exercido pelo ex-presidente do município da Madalena, José António Soares, agora a exercer funções como deputado regional pela coligação PSD/CDS-PP/PPM.

Segundo apurou o Açoriano Oriental, a candidatura do social-democrata, que já foi vogal e atualmente exerce as funções de presidente interino daquela associação, colhe um largo consenso no seio da AMRAA, mesmo entre autarcas socialistas.

“(Gaudêncio) tem a concordância do atual Conselho de Administração da AMRAA em exercício, que tem como vogais os autarcas de Velas, Povoação, Praia da Vitória e Madalena (Catarina Manito substitui José António Soares à frente deste município)”, salienta uma fonte ao Açoriano Oriental, adiantando que a eleição para o lugar, por voto secreto, deverá realizar-se na Assembleia Intermunicipal que terá lugar a 9 de maio na Vila do Corvo.

Confirmando-se a escolha de Gaudêncio como presidente da associação que representa os dezanove municípios açorianos, o atual conselho de administração deverá manter-se, sendo expectável que o presidente da Câmara Municipal de Velas, Luís Silveira, do CDS/PP, assuma a vice-presidência.

O processo eleitoral de escolha dos líderes da associação dos municípios costuma a ser feito “por consenso e unanimidade”, pelo que o presidente da CMRG tem desenvolvido contactos com vários autarcas para garantir, justamente, essa aceitação.

Instado pelo Açoriano Oriental, Alexandre Gaudêncio confirma estar a fazer contactos com outros autarcas, remetendo mais informações sobre o assunto aquando da realização da próxima Assembleia Intermunicipal da AMRAA no Corvo.

As eleições autárquicas ocorridas em 2021 retiraram ao PS a maioria de municípios que detinha até então no arquipélago, gerando um novo equilíbrio de forças que permitiu a José António Soares (PSD) ser eleito presidente da Associação de Municípios dos Açores, em substituição da socialista Cristina Calisto. E esse equilíbrio - como alerta a nossa fonte - poderá perder-se se o esperado consenso a partir da mais pequena ilha for substituído por qualquer tipo de disputa político-partidária.

PUB