Crise financeira

G20 reunidos no início de Novembro no Brasil

G20 reunidos no início de Novembro no Brasil

 

Lusa/AOonline   Economia   24 de Out de 2008, 16:08

Os ministros das Finanças dos países mais ricos do mundo e dos países emergentes reunir-se-ão no início de Novembro no Brasil para discutir a crise financeira mundial, declarou o chefe da diplomacia russa, Serguei Lavrov.
"Os ministros das Finanças do G20 encontrar-se-ão durante a primeira quinzena de Novembro" em São Paulo, antes da cimeira dos países do G20 perto de Washington a 15 de Novembro, declarou Lavrov durante uma conferência de imprensa, sem precisar a data do encontro.

    À margem daquela reunião, está previsto um encontro entre os ministros das Finanças da Rússia, Brasil, Índia e China, adiantou.

    "A Rússia vai coordenar medidas com as principais economias dos países desenvolvidos", disse, sublinhando que nenhum país no mundo poderá resolver sozinho os problemas ligados à crise financeira mundial.

    Os Estados Unidos "são uma grande potência que desempenha um papel influente em todos os domínios e pensa que o seu peso e a sua palavra devem ser decisivos", disse Lavrov, interrogado sobre uma eventual coordenação entre Moscovo e Washington face à crise financeira.

    Considerou ainda que os Estados Unidos eram "até recentemente" uma potência dominante, "mas a situação muda e a crise financeira mundial e uma crise profunda no domínio da segurança euro-atlântica e global mostraram que ninguém pode enfrentar os problemas mundiais sozinho".

    A porta-voz do Presidente russo Dmitri Medvedev, Natalia Timakova, tinha indicado antes que era "muito importante" que a cimeira fosse organizada em solo norte-americano, na medida em que "a crise financeira tem a sua origem no sistema financeiro norte-americano".

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.