Açoriano Oriental
Ambiente
Futuro Parque Marinho vai incluir áreas de relevância mundial
O futuro Parque Marinho dos Açores inclui um conjunto de áreas de relevância mundial desde fontes hidrotermais, alguns montes submarinos e um troço da dorsal médio atlântico, destacou esta quarta-feira o secretário regional do Ambiente e do Mar.
Futuro Parque Marinho vai incluir áreas de relevância mundial

Autor: Lusa/AO online
“O Parque Marinho dos Açores, a estrutura de gestão de todas as zonas protegidas de mar alto, tem um conjunto de áreas que são de relevância a nível planetário”, frisou Álamo Meneses.

O responsável pela pasta do Ambiente no executivo açoriano falava no âmbito da apresentação da proposta do Parque Marinho dos Açores, com a inclusão das novas áreas marinhas consideradas pela OSPAR – Convenção para a protecção do Meio Marinho do Atlântico Nordeste.

O Parque Marinho dos Açores será criado "dentro de alguns meses", e segundo Álamo Meneses, "completa" a Rede Regional de Áreas Protegidas, "a maior parte delas classificadas de Rede Natura 2000, por serem zonas consideradas pela União Europeia como relevantes ou no âmbito da Convenção OSPAR, que aprovou recentemente para os Açores mais três novas áreas".

Álamo Meneses destacou, assim, a mais-valia da criação do Parque Marinho dos Açores porque "concretiza uma jurisdição nacional sobre um conjunto de áreas que estão nos Açores, importantes para a afirmação nacional".
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados