Açoriano Oriental
Fundação lança base de dados sobre a Europa
A Fundação Francisco Manuel dos Santos lança hoje em Lisboa uma base de dados estatísticos da Europa, uma cerimónia que contará com a presença do presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso.

Autor: Lusa/AO On line

A Fundação, que é liderada por António Barreto, dá assim seguimento ao trabalho desenvolvido quando, em fevereiro, apresentou a Pordata, uma base de dados estatísticos que faz o retrato de Portugal por 14 temas que vão desde a saúde, educação, justiça até ao ordenamento do território.

A Pordata vai agora alargar-se à Eurodata, um trabalho que está a ser liderado por Maria João Valente Rosa, e que vai agrupar dados estatísticos de todos os países da União Europeia, mais três países do espaço Schengen e ainda os Estados Unidos e o Japão.

Maria João Valente Rosa, em declarações à agência Lusa, afirmou que a Pordata "compilou e tratou informação de 30 entidades, nomeadamente o Eurostat" para que esta "fosse acessível de forma rápida".

Os dados sobre a Europa são divididos por dez temas principais como a proteção social, a saúde, o emprego, a educação, a ciência e tecnologia ou as contas nacionais.

A intenção da diretora da Pordata é colocar a informação "acessível", mas acima de tudo, que "fosse de confiança", tendo em atenção que, no futuro, a base de dados "será enriquecida com outros organismos".

A Fundação Francisco Manuel dos Santos foi criada a 13 de fevereiro de 2009 e os acionistas são os descendentes diretos de Francisco Manuel dos Santos, que em 1921 adquiriu os estabelecimentos Jerónimo Martins, presidida atualmente por Alexandre Soares dos Santos.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados