Autor: Lusa/AO Online
Em comunicado, a força internacional da NATO (SNMG1), - de que a Álvares Cabral é navio almirante - indica que a acção teve lugar às 07:22 (03:22 em Lisboa) quando, numa patrulha de rotina, o helicóptero do navio português "identificou visualmente a bordo de uma pequena embarcação diverso equipamento usado em ataques de piratas, nomeadamente uma escada, armas e ganchos de atracagem".
"De imediato a fragata portuguesa rumou ao local onde a embarcação foi avistada de modo a enviar uma equipa para inspeccionar a embarcação e respectiva tripulação e apreender o equipamento de pirataria. Durante a aproximação, apesar dos tiros de aviso disparados a partir do helicóptero, todos os equipamentos e armas foram atirados ao mar pela tripulação da embarcação", pode ler-se.
Militares portugueses acabariam por entrar na embarcação às 08:20 procedendo à "inspecção e identificação dos seis suspeitos piratas", tendo recolhido "diversa informação de interesse operacional".
"Esta acção reforça definitivamente a segurança de navegação nesta área", referiu o comandante da Álvares Cabral, Nobre de Sousa, citado no comunicado.