Açoriano Oriental
Fórum Autonómico dos Açores arranca segunda-feira na ilha Graciosa

O Fórum Autonómico, um espaço de reflexão sobre a autonomia dos Açores, vai arrancar na próxima segunda-feira, na ilha Graciosa, integrado na visita estatutária do Governo Regional, contando com a presença do economista Flávio Tiago.

Fórum Autonómico dos Açores arranca segunda-feira na ilha Graciosa

Autor: Lusa/AO Online

“O economista Flávio Tiago é o convidado do primeiro Fórum Autonómico, que se realiza na segunda-feira, 25 de outubro, no Centro Cultural da ilha Graciosa, a propósito da visita estatutária que o Governo Regional dos Açores efetua àquela ilha a partir desse dia”, assinala o executivo açoriano (PSD, CDS-PP, PPM) em nota de imprensa.

O Fórum Autonómico pretende ser um “espaço prospetivo, de novas oportunidades da autonomia política e das regiões autónomas, e para o qual serão convidadas personalidades regionais, nacionais e europeias”, lê-se na nota.

Na primeira sessão, Flávio Tiago, presidente da direção regional da Ordem dos Economistas e professor na Universidade dos Açores, vai abordar os “desafios mais imediatos da economia açoriana”.

O Fórum Autonómico vai ser integrado na visita estatutária à ilha Graciosa, que o executivo açoriano vai realizar de 25 a 27 de outubro.

Segundo o Estatuto dos Açores, o Governo Regional tem de visitar cada uma das ilhas do arquipélago pelo menos uma vez por ano, com a obrigação de reunir o Conselho do Governo na ilha visitada.

A 24 de fevereiro de 2021, o presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, anunciou a criação de um fórum autonómico, "prospetivo, de novas oportunidades da autonomia política", indicando que serão convidadas "personalidades regionais, nacionais e europeias".

Na altura, numa comunicação ao parlamento regional, Bolieiro declarou: "Está na hora de erguer e aqui anúncio um fórum autonómico, prospetivo, de novas oportunidades da autonomia política e das regiões autónomas".


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados