Energia

Formação na certificação energética está a ser um "sucesso"

Formação na certificação energética está a ser um "sucesso"

 

Paulo Faustino   Regional   9 de Nov de 2009, 10:56

 A Agência Regional para a Energia e Ambiente (ARENA) iniciou um curso que irá formar um número alargado de peritos das nove ilhas ao nível da Certificação Energética de Edifícios.
A iniciativa, feita em cooperação com a Câmara de Comércio de Angra do Heroísmo (CCAH) e a desenrolar-se simultaneamente em Ponta Delgada e Angra durante o mês de Novembro, está a registar um “sucesso considerável”, de acordo com uma nota informativa da ARENA.

Trata-se de um processo formativo que privilegia a “qualidade dos formadores e o elevado nível de exigência”. Factores que a Agência Regional para a Energia e Ambiente assegura serem uma “mais-valia”, por permitirem uma “boa aquisição de conhecimentos”.

Para garantir a qualidade da formação dos peritos, dos cerca de 70 interessados na formação, foram seleccionados cerca de 50 formandos, ficando em aberto a possibilidade de organização de um outro curso para todos aqueles que não conseguiram ingresso.

O curso é constituído por uma componente teórica e outra prática, encarada como uma medida necessária à redução acentuada do número de reprovações a que se tem vindo a assistir.

A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) fez deslocar aos Açores um conjunto dos “melhores formadores em exercício em Portugal como forma de garantir o sucesso da iniciativa”.

Os peritos que saírem destes cursos poderão exercer a sua actividade por todo o território português, enquadrados pelo “Sistema de Certificação Energética” (SCE) nacional.

Nos Açores, estes peritos actuarão no âmbito do “Sistema de Certificação Energética dos Açores”, que tem a particularidade de incluir a peritagem de instalações de gás propano.

A ARENA e a CCAH estão já a preparar um curso de perito de gás, que irá dotar a Região do número de peritos de gás suficientes para fazer face às solicitações de mercado a partir de 2010, quando o SCE-Açores vigorar.

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.