FIFA e OMS unidas na luta contra a violência doméstica

A FIFA e a Organização Mundial da Saúde (OMS) uniram-se na campanha #SafeHome, para lutar contra a violência doméstica, que conta com o apoio de antigos e atuais futebolistas, como os portugueses Vítor Baía e Abel Xavier.



A campanha, que inclui cinco vídeos e uma mensagem da OMS que aborda a violência contra mulheres e crianças, decorre até 10 de dezembro, dia Internacional contra a Violência de Género, prevê a divulgação de mensagens de 23 futebolistas, no ativo e retirados, nas suas próprias páginas nas redes sociais.

O presidente da FIFA, Gianni Infantino, garantiu que o organismo “continuará a usar a voz do futebol para chamar a atenção e lutar contra vários problemas que afetam a sociedade”.

“A violência nunca é resposta, sobretudo no lar, que deveria ser um lugar seguro para todos, e em particular para mulheres e crianças. É obrigação estatutária da FIFA respeitar os direitos humanos e, como organização, a FIFA sempre se esforçará por promover a promoção desses direitos”, salienta.

Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, referiu que a “pandemia de covid-19 agravou muito as desigualdades e os problemas de saúde” e acrescentou: “Todos devemos unir-nos para pôr fim a todas as formas de violência e discriminação”.


PUB

Premium

A funcionar desde outubro, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital do Divino Espírito Santo já internou 18 doentes em casa, oferecendo cuidados de nível hospitalar no domicílio, com uma equipa multidisciplinar dedicada, menor risco de infeções e quedas, maior conforto para o doente e melhor gestão das camas hospitalares