Açoriano Oriental
Feira Quinhentista na Ribeira Grande assinala os 500 anos de Gaspar Frutuoso

Temática e animação da edição que marca o regresso da Feira Quinhentista é centrada no livro “Saudades da Terra” de Gaspar Frutuoso

Feira Quinhentista na Ribeira Grande assinala os 500 anos de Gaspar Frutuoso

Autor: Carolina Moreira

Já começou a 11ª edição da Feira Quinhentista na Ribeira Grande, centrada este ano no livro “Saudades da Terra” de Gaspar Frutuoso e assinalando os 500 anos do nascimento do historiador.

“Toda a temática deste ano está à volta dos 500 anos do nascimento de Gaspar Frutuoso, que foi uma figura muito querida dos ribeira-grandenses e que a autarquia quis assinalar na feira Quinhentista. Portanto, toda a temática e animação irá ser à volta do livro ‘Saudades da Terra’ que Gaspar Frutuoso escreveu há quase cinco século atrás”, revelou Alexandre Gaudêncio.

Em declarações à Rádio Açores TSF, o presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande explicou a importância do evento que decorre até domingo no concelho.

“Quando delineámos o ano de 2022 ao nível dos eventos, colocámos logo como âncora a Feira Quinhentista, atendendo a que, até à pandemia, este era um dos eventos que mais mexia com o comércio local, com a própria restauração, trazendo milhares de pessoas à Ribeira Grande. Por isso, a expectativa é muito grande para este ano, avaliando também pela expectativa que as pessoas têm em retomar o convívio, as festividades, logo esperamos que este seja um dos maiores eventos de sempre”, confessou.

Segundo o autarca, uma das principais novidades do evento deste ano passa pelo reforço da animação de rua. “Reforçar a animação ambulante era um dos objetivos que nós tínhamos, a avaliar também pela experiência que já vamos tendo. Assim, vamos ter muita animação a partir das 19h00, todos os dias,  até sensivelmente à meia-noite”, referiu Alexandre Gaudêncio, adiantando ainda que “todos os dias haverá um espetáculo de fogo no largo da cascata e também vamos ter três palcos fixos com animação constante. Temos muitos grupos que vêm de fora, mas também muitos locais que prometem muita animação”, garantiu o autarca.

Para Gaudêncio, um dos pontos altos da Feira Quinhentista será, como habitual, o cortejo.“Um dos momentos altos é sem dúvida o domingo, a partir das 18h00. Vamos ter um cortejo que vai incluir muitas crianças da nossa rede de ATL’s e estamos a contar com cerca de 500 participantes, vestidos a rigor”, afirmou o autarca da Ribeira Grande, salientando que o “cortejo sairá do largo Hintze Ribeiro, junto aos Paços do Concelho, e irá percorrer o centro histórico, a chamada a rua Direita, e depois irá retornar pelo mesmo percurso”.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados