Açoriano Oriental
FC Porto continua saga de triunfos frente ao Portimonense e persegue o líder

O FC Porto somou hoje o 16.º triunfo consecutivo em jogos com o Portimonense, ao bater os algarvios por 2-0, mantendo-se no segundo lugar da I Liga portuguesa de futebol, em perseguição ao líder Benfica.

FC Porto continua saga de triunfos frente ao Portimonense e persegue o líder

Autor: Lusa /AO Online

A visita dos portistas ao Algarve, entre o duplo compromisso com os alemães do Bayer Leverkusen para a Liga dos Campeões, resultou numa vitória fácil, com golos de Otávio (22 minutos), que se estreou a marcar nesta edição da I Liga, e Pepê, que aumentou a vantagem no início do segundo tempo (52).

O FC Porto isolou-se, à condição, no segundo lugar, com 22 pontos, a três do Benfica, que à mesma hora vencia em casa o Rio Ave (4-2), enquanto o Portimonense, que não vence os 'dragões' desde 1987, ocupa o sétimo lugar, com 15.

Depois da derrota em Vizela (1-0), na jornada anterior, Paulo Sérgio mudou três 'peças' no 'onze' inicial dos algarvios, repetindo o esquema de três centrais normalmente utilizado contra os 'grandes', mas adaptando o lateral-direito Moufi à posição.

Sérgio Conceição fez o mesmo número de alterações, face à equipa portista que venceu o Bayer Leverkusen (2-0) na terça-feira, entre as quais o regresso de Fábio Cardoso, devido à ausência de Pepe por lesão.

O jogo teve um início bastante 'morno', tanto assim foi que o primeiro remate com perigo só surgiu aos 17 minutos, com uma tentativa de Uribe para os 'azuis e brancos' que Nakamura desviou para canto, lance que deu o mote para o ascendente portista.

Logo depois, Filipe Relvas, a sangrar do nariz após choque com um colega de equipa, teve alguns minutos fora de campo a receber assistência médica, para desespero do técnico Paulo Sérgio, e o FC Porto aproveitou esse momento para 'carregar' sobre o último reduto dos algarvios.

Quando o central reentrou em campo e a equipa se reposicionava, aos 22, os 'dragões' chegaram à vantagem, numa combinação dentro da área entre Otávio e Evanilson, após cruzamento de Rodrigo Conceição: o médio tocou de peito para o avançado, que devolveu com a barriga para a finalização certeira do internacional português.

O Portimonense podia ter empatado dois minutos depois - Rui Gomes, solto ao segundo poste, podia ter feito melhor, rematando torto, de primeira, muito ao lado -, mas a reação foi 'insípida' e o conjunto de Sérgio Conceição manteve o controlo do jogo.

Até ao intervalo, os 'dragões' somaram dois lances claros para aumentar a diferença: Evanilson rematou da 'meia lua' e a bola passou muito rente ao poste direito da baliza algarvia (34) e Taremi atirou em arco para mais uma defesa do guarda-redes internacional japonês (39).

O intervalo não mudou o panorama e os portistas alargaram a vantagem aos 52 minutos, por Pepê, que, na sequência de um roubo de bola e assistência de Taremi, 'picou' a bola na 'cara' de Nakamura.

Enquanto Conceição poupava Evanilson para o novo confronto de quarta-feira com o Bayer Leverkusen, o técnico dos algarvios também mexia, mas sem atenuar as muitas dificuldades da sua equipa em importunar o FC Porto, que aos 65 viu Nakamura impedir o 'bis' de Otávio.

Os 'dragões' só se assustaram à entrada para o último quarto de hora, quando o Portimonense desperdiçou uma enorme oportunidade: Yago Cariello, com a baliza 'à mercê', desviou a bola com o joelho para a barra (76).

Na melhor fase dos algarvios na partida, o avançado brasileiro voltou a ter nova ocasião para reduzir a desvantagem, mas Diogo Costa travou o remate com excelente defesa (81).

Manuel Mota ainda assinou grande penalidade, nos descontos, numa falta de Gonçalo Costa sobre Toni Martinez, mas o videoárbitro avisou que o lance foi fora da área, a decisão foi revertida e o resultado já não se modificou.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados