Falta disciplina interna nos países da Zona Euro

Falta disciplina interna nos países da Zona Euro

 

Lusa / AO online   Economia   26 de Dez de 2010, 12:15

A ministra da Economia francesa, Christine Lagarde, apontou hoje que o problema da Zona Euro não passa pela moeda única, mas antes pela divergência "excessiva" entre os países membros e a sua falta de disciplina interna.

Em entrevista transmitida pela cadeia iTélé e citada pela agência de notícias espanhola EFE, Lagarde considerou que este ano ficou claro de que não se questiona o euro, que tem mantido o seu valor, mas sim "o fator de variação que se tem tolerado de maneira excessiva, laxista, dentro da Zona".

Por isso, "temos de desenvolver o mecanismo de assistência [ajuda], não de solidariedade" com os países em dificuldades, assente no princípio de que as ajudas para cada um dos países sejam aplicadas a resolver aspetos em que estes manifestem debilidades, explicou a ministra da Economia francesa.

Christine Lagarde confessou que temeu um fracasso durante a noite de 8 para 10 de maio, quando se avançou com o fundo de resgate europeu em conjunto com o Fundo Monetário Internacional (FMI), tendo em conta o risco da dívida grega.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.