Autor: André Medina
O União Sportiva “caiu” da Taça de Portugal feminina nos oitavos de final. Na receção ao Benfica, atual detentor do troféu, as “verdes” de Ponta Delgada perderam por 47-65, em partida referente aos oitavos de final da competição, que se disputou no Pavilhão Sidónio Serpa, em Ponta Delgada.
Na partida de estreia do União Sportiva na competição - os clubes da Liga feminina só entram em cena nos oitavos de final -, a formação orientada por Ricardo Botelho apresentou-se a um bom nível, conseguindo manter a incerteza no resultado durante a primeira parte do encontro.
Apesar da fase atribulada da época, marcada pelo considerável número de lesões, que impedem o “Sportiva” - inscrito na prova como Sportiva Azoris Hotels - de estar na sua força máxima, a formação açoriana manteve o jogo equilibrado enquanto houve frescura física.
As “verdes” de Ponta Delgada conseguiram mesmo vencer o primeiro quarto (parcial de 18-17) e recolheram ao balneários com apenas um ponto de desvantagem (28-29).
Contudo, e à semelhança do que se tem verificado nas restantes partidas, a falta de opções no banco para a rotatividade de Ricardo Botelho acabou por ser, uma vez mais, fatal para o União Sportiva.
Com as jogadoras a acusarem o desgaste físico - Alison Lewis e Leonor Serralheiro jogaram o jogo praticamente inteiro -, o Benfica aproveitou a segunda parte para começar a criar uma vantagem considerável, chegando ao final do terceiro quarto com uma vantagem de seis pontos (parcial de 11-16).
Com o passar dos minutos era cada vez mais evidente o cansaço físico do “Sportiva”, que foi baixando o seus níveis de eficácia, acabando por apresentar os números mais baixos (apenas oito pontos concretizados), contra 20 das “águias”, que selaram o encontro e carimbaram à passagem aos quartos de final da Taça de Portugal, enquanto o União Sportiva “caiu” logo na primeira eliminatória que disputou.