Açoriano Oriental
Fábrica do Açúçar SINAGA em Ponta Delgada
A Sociedade de Industriais Agrícolas Açorianas, mais conhecida por SINAGA, é o local escolhido esta semana pelo Açoriano Oriental e pela AGIRA.
Fábrica do Açúçar SINAGA em Ponta Delgada

Autor: Tânia Silva
A SINAGA fica localizada na cidade de Ponta Delgada e é actualmente a mais antiga produtora de açúcar, contribuindo, de forma activa, para o crescimento sustentado da economia dos Açores.
Inicialmente como fábrica de álcool, a SINAGA surgiu em 1884, altura em que São Miguel atravessa a chamada crise da laranja, orientando a sua actividade para a batata-doce, como economia alternativa.
Mais tarde, e como resposta às políticas restritivas do Governo de Lisboa, é introduzida a uma nova cultura na Região, a beterraba, que no século XIX já havia sido alvo das primeiras experiências pelas mãos de Henrique Bensaude, do Eng. José Cordeiro e da antiga Estação Agrária. Da sua raiz extrai-se o açúcar (sacarose).
A fábrica do açúcar é uma industria sazonal, que apenas trabalha de 50 a 80 dias por ano, em regime contínuo de três turnos, durante 24 horas por dia, complementando-se com a fábrica do álcool, que nunca labora em simultâneo.
Ao visitar a SINAGA deparamo-nos, à entrada das instalações, com uma das imagens de marca daquela indústria: a representação de uma Beterraba em formato gigante.
Na época de produção podem observar-se os processos que levam à obtenção de açúcar: desde a recepção e descarga do tubérculo, passando pelas fases intermédias, como lavagem, difusão, depuração do suco, evaporação, cristalização e centrifugação, até a secagem, embalagem, empacotamento e armazenamento do produto - todo o ciclo. Outro aspecto curioso para quem por lá passa é o Museu da Fábrica do Açúcar. Inaugurado a 6 de Novembro de 2006, este espaço fica localizado na antiga sala de ensacamento e reúne já um espólio diversificado, com fotografias, documentos, equipamentos, peças e instrumentos ligados à história centenária da fábrica.
PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.