Fábrica da Baleia assinala 67 anos

A Fábrica da Baleia, um dos símbolos da antiga actividade baleeira nos Açores, onde atualmente funciona o Observatório do Mar, assinala no domingo a passagem do 67.º aniversário da data em que começou a laborar, no Faial.


As comemorações começam às 00:00 de domingo com um concerto dos açorianos Bandarra e prolongam-se por todo o dia nas instalações da antiga unidade de transformação de cachalote, situada na Baía de Porto Pim.

A Fabrica da Baleia, como ainda hoje é localmente conhecida, é composta por vários edifícios interligados, uma rampa de varagem de baleias e um pátio de esquartejamento situado entre a rampa e os edifícios.

Este complexo industrial começou a laborar em 1943, assumindo-se como uma estrutura moderna para a época com mecanismos automatizados que processaram durante quase três décadas cerca de 1950 cachalotes.

Em 1974, numa altura em que a indústria baleeira mundial estava em declínio, a fábrica fechou, tendo sido adquirida pelo executivo regional em 1980 e, quatro anos mais tarde, classificada como Imóvel de Interesse Público.

Com a entrada no novo milénio, depois de sofrer obras de renovação, transformou-se no Centro do Mar, acolhendo desde 2004 o Observatório do Mar dos Açores.

Este observatório, que integra a Rede Regional de Centros de Ciência, foi criado por 23 sócios fundadores ligados ao Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores para divulgar e promover actividades de interpretação e educação ambiental na área das Ciências do Mar.

A partir de 2008, a Fábrica da Baleia passou a dispor de um núcleo de museologia dedicado à salvaguarda, estudo e divulgação do património baleeiro do Faial.

PUB

Premium

A funcionar desde outubro, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital do Divino Espírito Santo já internou 18 doentes em casa, oferecendo cuidados de nível hospitalar no domicílio, com uma equipa multidisciplinar dedicada, menor risco de infeções e quedas, maior conforto para o doente e melhor gestão das camas hospitalares