Autor: Ana Carvalho Melo
Nesta mostra, Helena Lousinha apresenta uma dezena e meia de obras, de fotografia e óleo sobre tela, que Rui A. Pereira, no texto do Catálogo que acompanha a exposição, assim caracteriza: “A autora molda a realidade visível de um mundo ilusório que aboliu a dimensão humana. Atrás do muro ressalta o isolamento no nosso universo, a travessia que permanece num todo renunciado: rostos, caras abandonadas, sem voz, sem vez, expressando um flagelo diante do nosso olhar oculto - a escuridão num mundo onde ninguém consegue ver e parece alhear-se do que verdadeiramente importa. Com efeito, a força criadora desta obra reside, nisso mesmo, no homem e em tudo o que na vida perene o envolve.”
Helena Lousinha, de nacionalidade portuguesa, nasceu em 1952 em Casablanca (Marrocos). Vive e trabalha no Alentejo desde 1986. Tem o curso de formação artística da Sociedade Nacional de Belas-Artes de Lisboa, e de pintura do ARCO (Centro de Arte e Comunicação).
A mostra, que ficará patente até 16 de novembro, poderá ser visitada de acordo com o seguinte horário: terça a sexta-feira das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30 e aos sábados e domingos, das 14h00 às 17h30. A exposição estará encerrada ao público às segundas e feriados.