Açoriano Oriental
Exercício militar simula atuação em cenário de existência de organização terrorista

Militares das unidades da Zona Militar dos Açores (ZMA) participam na próxima semana no exercício Cachalote 20, baseado num cenário da "existência de uma organização terrorista" nas ilhas de São Miguel e Terceira.

Exercício militar simula atuação em cenário de existência de organização terrorista

Autor: Lusa/AO online


"O cenário para o exercício tem por base a existência de uma organização terrorista, cujo principal objetivo é a propagação de correntes ideológicas radicais e a destruição dos valores ocidentais. Pretende-se simular a atuação desta organização nas ilhas de São Miguel e Terceira, bem como o emprego de forças militares na defesa de instalações, pontos críticos e áreas sensíveis nas referidas ilhas", lê-se num comunicado da Zona Militar dos Açores (ZMA), que realiza o exercício de 09 a 13 de novembro "no âmbito do treino operacional dos seus militares, no cumprimento de Missões de Defesa Militar da República".

Segundo a Zona Militar dos Açores, neste exercício serão "empenhadas as Unidades da ZMA (Regimento de Guarnição N.º 1, Regimento de Guarnição N.º 2 e Unidade de Apoio do Quartel-General da ZMA), que compõem a Componente Terrestre do Sistema Nacional de Forças".

Tendo em conta a realização do exercício Cachalote 20, a ZMA alerta para "a possibilidade da ocorrência de disparos com munições de salva, rebentamentos e movimentações de forças nas áreas onde decorrem os exercícios, nomeadamente nas freguesias limítrofes de Angra do Heroísmo e de Ponta Delgada", atividades que "não constituem perigo para as populações".

O exercício decorre entre segunda e sexta-feira da próxima semana.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados