Eurodeputada do PS diz nos Açores que manter verba do POSEI é prioridade do partido

A eurodeputada do Partido Socialista (PS) Isabel Carvalhais afirmou que uma das prioridades para os Açores é a "manutenção das dotações orçamentais para o POSEI", assegurando que tem sido uma das lutas socialistas no Parlamento Europeu.



"As prioridades no que toca à região dos Açores são desde logo assegurar que haja uma manutenção das dotações orçamentais para o POSEI [Programa de Opções Específicas para o Afastamento e a Insularidade nas Regiões Ultraperiféricas], tem sido uma das nossas reivindicações, uma das nossas lutas", afirmou a eurodeputada, falando aos jornalistas na Ribeira Grande, após uma reunião com o presidente da Federação Agrícola dos Açores (FAA), Jorge Rita, inserida no programa da visita de Isabel Carvalhais à região.

Em junho de 2018, o comissário europeu para a Agricultura, Phil Hogan, do anterior executivo comunitário, afirmou nos Açores que o programa POSEI não terá cortes no próximo quadro comunitário, a vigorar entre 2021 e 2027.

A proposta inicial da Comissão englobava um corte de 3,9% naquele programa específico para as regiões ultraperiféricas.

Isabel Carvalhais apontou como outra prioridade do setor agrícola açoriano a "inclusão social do agricultor", profissional que tem de ser preparado para "as novas exigências do mundo agrícola" e que tem uma "média de rendimentos mais baixa do que qualquer outro trabalhador".

A eurodeputada frisou que é preciso "pensar na renovação das gerações" de modo a "garantir a vitalidade do mundo rural", uma vez que os agricultores "em geral" têm um perfil envelhecido.

A socialista espera que o novo quadro comunitário de apoio tenha em atenção o "papel tão importante do agricultor", uma vez que este é o "mais interessado" na sustentabilidade ecológica.

"O agricultor não pode ser visto como o inimigo da agricultura sustentável. Ele é o grande motor, é a chave dessa agricultura ambientalmente sustentável, tem de ser trazido para a equação e nunca ser colocado numa posição de inimigo", salientou.

A deputada ao Parlamento Europeu destacou que a reunião com a Federação Agrícola serviu para perceber os anseios do setor na região.

"Estamos atentos no Parlamento Europeu e em particular no meu papel enquanto membro comissão de Agricultura. Estamos atentos a tudo aquilo que são as preocupações atuais neste quadro de negociação e transição para uma nova PAC [Política Agrícola Comum]" relevou.

Na ocasião, o presidente dos agricultores açorianos, Jorge Rita, assinalou a "disponibilidade" e o "conhecimento" da eurodeputada nas questões do setor, destacando que a agricultura nos Açores "melhora consideravelmente o ambiente" e relevando o papel do setor agrícola "em prol de uma economia sustentável" na região.

A eurodeputada Isabel Carvalhais assumiu funções após a morte de André Bradford, que integrou as listas ao hemiciclo europeu por indicação do PS/Açores.

Na quinta-feira, Isabel Carvalhais esteve reunida com o presidente do Governo Regional, Vasco Cordeiro.

Na agenda da eurodeputada, que deixa São Miguel na sexta-feira, está ainda prevista uma reunião com o secretário regional do Mar, Ciência e Tecnologia, Gui Meneses, e visitas à fabrica de chá da Gorreana, à plantação de ananases Boa Fruta, ao parque tecnológico Nonagon e à lota de Ponta Delgada.



PUB

Premium

A funcionar desde outubro, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital do Divino Espírito Santo já internou 18 doentes em casa, oferecendo cuidados de nível hospitalar no domicílio, com uma equipa multidisciplinar dedicada, menor risco de infeções e quedas, maior conforto para o doente e melhor gestão das camas hospitalares