Açoriano Oriental
Estreia de documentário sobre Carlos do Carmo adiada para 2015
A estreia do documentário "Carlos do Carmo - Um homem no mundo", de Ivan Dias, foi adiada para 2015 por "questões levantadas pela Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) sobre direitos autorais", disse à Lusa Saul Rafael, da distribuidora NOS.
Estreia de documentário sobre Carlos do Carmo adiada para 2015

Autor: Lusa/AO Online

 

O filme deveria chegar aos cinemas no dia 25, no culminar de um ano de "consagração de carreira de Carlos do Carmo", mas a empresa acabou por decidir adiar a estreia por questões de pagamento de direitos de autor, solicitados pela SPA, e que "são muito superiores ao somatório das receitas previstas de exploração".

Em causa estão músicas que integram o documentário, interpretadas por Carlos do Carmo, e cuja inclusão implica o pagamento de direitos de autor aos seus criadores e, em alguns casos, herdeiros, explicou.

"Não se chegou ainda a um entendimento e por isso foi decidido o adiamento da estreia para 2015", referiu Saul Rafael.

O responsável referiu ainda que está a ser estudada uma nova data de estreia, explicando que tal só deverá acontecer depois de janeiro, um mês que fica habitualmente marcado por filmes que estão nomeados para os Globos de Ouro ou para os Óscares.

Apesar do adiamento, mantém-se a exibição de "Carlos do Carmo - Um homem do mundo" no domingo, numa sessão de homenagem no Cinema São Jorge, em Lisboa, no dia em que Carlos do Carmo completa 75 anos.

"Tem que ser apresentado como uma obra não concluída e sem a designação de antestreia, como estava previsto, mas a homenagem será feita na mesma", disse Saul Rafael.

O documentário é exibido num ano em que Carlos do Carmo celebra meio século no fado, conquistou um Grammy Latino de Carreira e foi considerado, já esta semana, a Personalidade do Ano pela Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados