Educação

Estatuto do Aluno já foi publicado e está em vigor

Multas para os pais que forem negligentes com a educação dos filhos e um reforço da autoridade dos professores são duas das principais novidades do novo Estatuto do Aluno dos Ensinos Básico e Secundário nos Açores.


As escolas do arquipélago iniciam hoje a primeira semana de aulas com as novas regras, que incluem coimas entre 20 e 300 euros aos pais e encarregados de educação que manifestem negligência consistente e sistemática relativamente à educação dos jovens a seu cargo.

As autoridades regionais salientam que se trata de uma medida que visa promover um maior acompanhamento do percurso educativo dos alunos pelos pais e encarregados de educação, assegurando que as coimas apenas serão aplicadas em situações extremas.

A não comparência na escola quando os filhos atinjam o limite de faltas, a falta de responsabilização pela sua pontualidade e pelo cumprimento das tarefas escolares e a existência de problemas disciplinares são algumas das situações em que podem ser aplicadas coimas.

Caso não sejam pagas, as sanções incluem a perda de benefícios como a acção social ou o transporte escolar.

O novo estatuto, que entrou em vigor na sexta-feira, entre outras medidas, limita a possibilidade de o aluno faltar injustificadamente e simplifica os procedimentos disciplinares, eliminando formalidades consideradas desnecessárias.
PUB

Premium

A funcionar desde outubro, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital do Divino Espírito Santo já internou 18 doentes em casa, oferecendo cuidados de nível hospitalar no domicílio, com uma equipa multidisciplinar dedicada, menor risco de infeções e quedas, maior conforto para o doente e melhor gestão das camas hospitalares