Açoriano Oriental
Gronelândia
Estados Unidos perderam bomba atómica debaixo do gelo
Os Estados Unidos perderam uma bomba nuclear debaixo do gelo no norte da Gronelândia, na sequência da queda de um dos seus bombardeiros há 40 anos, revelou a BBC.

Autor: Lusa/AOonline
Segundo documentos desclassificados, obtidos graças à Freedom of Information Act (lei norte-americana que permite às agências federais divulgar os seus documentos), os norte-americanos nunca conseguiram localizar a bomba, apesar das buscas efectuadas perto da base aérea de Thulé, onde se despenhou em 1968 um bombardeiro estratégico B-52 com quatro bombas nucleares a bordo.

    Thulé, construída em plena guerra-fria nos inícios da década de 1950, é a base mais setentrional da Força Aérea norte-americana, considerada de grande importância estratégica e elemento-chave da cadeia de radares do NORAD (sistema de vigilância do espaço aéreo dos Estados Unidos).

    A 21 de Janeiro de 1968, um B-52 despenhou-se no gelo a alguns quilómetros de Thulé e as equipas de investigação conseguiram apenas recuperar três das quatro bombas nucleares que seguiam a bordo da aeronave.

    Em Abril do mesmo ano, buscas submarinas realizadas para localizar a quarta bomba revelaram-se infrutíferas.

    Segundo a BBC, responsáveis norte-americanos estimam que a radioactividade deve ter-se dissolvido na imensa massa de água da região, impedindo qualquer perigo de contaminação.

    A presença de armas nucleares na Gronelândia, território autónomo sob administração da Dinamarca, foi guardada secretamente, assim como a natureza das buscas efectuadas para localizar a bomba.

    O Departamento de Estado dos Estados Unidos absteve-se até ao momento de comentar a informação da BBC, depois de ter indicado, antes da divulgação da notícia, que as quatro bombas nucleares haviam sido destruídas.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados