Açoriano Oriental
Espanha faz pleno de vitória ao bater Grécia
A Espanha fez hoje o pleno de vitórias no Grupo D do Euro2008, ao bater a campeã europeia, Grécia por 2-1, com uma equipa sem muitos dos habituais titulares e que esteve a perder por 1-0.
Espanha faz pleno de vitória ao bater Grécia

Autor: Lusa / AO Online
Charisteas, autor do golo do título há quatro anos, em Lisboa, abriu o marcador para os gregos, aos 42 minutos, mas De La Red, aos 61 minutos, e Guiza, aos 82, apontaram os tentos da reviravolta espanhola, que encerrou o grupo com novw pontos, à frente da Rússia, que somou seis, depois de hoje ter batido a Suécia e garantido o segundo lugar de acesso aos quartos-de-final.

    A Espanha terá agora pela frente nos "quartos" a campeã do Mundo, a Itália, enquanto a Rússia vai disputar a partida de acesso às meias-finais com a Holanda.

    Com a equipa já qualificada em primeira de grupo, e frente a um rival que, apesar do estatuto de campeão da Europa, já estava eliminado, a Espanha entrou com muitas alterações no "onze", mas apostada em controlar a posse de bola, o que aconteceu nos primeiros minutos.

    A Grécia, com o seu esquema habitual, muito defensivo, apostava sobretudo nos lances de bola parada para tentar chegar à baliza de Reina, que substituiu o titular Casillas.

    Iniesta, aos 04 minutos, fez uma boa jogada e abriu em Juanito, que ganhou a linha de fundo, mas o cruzamento foi parar às mãos de Nikopolidis, e na resposta Dellas ficou em boa posição no segundo poste, após um livre do ex-benfiquista Karagounis, mas o central grego falhou o remate, com a bola a ir devagar para as mãos de Reina.

    Após um período sem grandes lances e com muitas faltas, a Espanha quase marcou, aos 24 minutos, num remate do meio-campo de Xabi Alonso que apanhou Nikopolidis adiantado e saiu perto da baliza, com o guardião grego a bater com alguma violência no poste ao tentar acompanhar a trajectória.

    Aos 37 minutos, Xabi Alonso atirou muito perto do poste da baliza grega, na sequência de uma falta marcada de forma curta, e no minuto seguinte foi Sérgio Garcia a ficar em boa posição na área, mas falhou a recepção e a bola "morreu" nas mãos de Nikopolidis.

    O golo acabou por acontecer, mas na baliza espanhola, aos 42 minutos, como é habitual na Grécia, num lance de bola parada, em que Karagounis cruzou para a área e Charisteas subiu mais alto que a defesa e cabeceou sem oposição para o fundo da rede, apontando o único tento helénico no Euro2008.

    A Grécia chegou ao intervalo a vencer por 1-0 e, no segundo tempo, começou a trocar a bola a esperar pela formação espanhola, na tentativa de aproveitar os lances de contra-ataque.

    Aos 54 minutos, a Espanha voltou a estar perto do golo, num potente remate de Xabi Alonso a 25 metros da baliza, mas a bola bateu com estrondo no poste da baliza grega.

    O golo acabou por chegar aos 61 minutos, por De la Red, ao receber uma bola atrasada de Guiza para fuzilar Nikopolidis, que ainda tocou na bola mas não a conseguiu desviá-la da trajectória da baliza.

    Charisteas, aos 63, ficou com a bola na área mas perdeu ângulo e tempo de remate, e 10 minutos depois foi Guiza quem quase marcou para a Espanha, mas o remate cruzado do espanhol, só com Nikopolidis na frente, saiu ligeiramente desviado.

    O domínio espanhol era evidente e Sérgio Garcia, aos 78, fez tudo bem, ao entrar na área e cruzar para a entrada da pequena área, onde não surgiu ninguém a fazer a emenda, para desespero do seleccionador Luís Aragonés.

    Depois de várias tentativas falhadas, a Espanha chegou ao golo do triunfo por Guiza, aos 82 minutos, quando o avançado espanhol correspondeu da melhor forma de cabeça a um cruzamento da direita de Sérgio Garcia, que garantia o pleno de três vitórias em três jogos para a sua selecção.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados