Açoriano Oriental
Equipa da São Silvestre troca quantidade por qualidade

Corrida, de volta após o ano de interregno, realiza este sábado, dia 18 de dezembro a sua 57.ª edição. Velocista Cátia Azevedo será a madrinha da prova da AASM

Equipa da São Silvestre troca quantidade por qualidade

Autor: Nuno Martins Martins

A 57.ª Corrida de São Silvestre de Ponta Delgada terá o foco na qualidade, ao invés da quantidade. Quem o garante é Miguel Machado, presidente da Associação de Atletismo de São Miguel, a entidade responsável pela organização da corrida.

Na apresentação do evento que terá lugar este sábado, dia 18 de dezembro, o dirigente explicou que “os números deixaram de ser o grande objetivo, passando a ser a qualidade, uma exigência dos atletas. Estabelecemos o recorde de participantes numa corrida nos Açores [1500 atletas] mas os atletas hoje em dia não querem apensar participar numa corrida, mas sim participar numa experiência”.

A pandemia - que impediu no ano passado, a realização da segunda São Silvestre mais antiga do país - condiciona ainda a edição de 2021: o plano de contigência obrigou a reduzir o número de participantes para um máximo de 800, valor já ultrapassado em termos de inscrições.

De Portugal continental chegam 166 atletas, dos quais 41 convidados pela organização por motivos competitivos, destacando-se os vencedores de edições anteriores Hélder Santos e Liliana Martins. Em termos de clubes, Sporting, Benfica, Juventude Vidigalense e Sporting de Braga são alguns dos emblemas representados na corrida de Ponta Delgada.

Mas esta redução também é bem recebida pela AASM: “Chegamos a um ponto que o crescimento da prova é difícil devido às nossas condicionantes de viver numa ilha, num arquipélago. e o objetivo é trabalhar para a qualidade. Eisso vai refletir-se numa corrida com menos concorrentes, o que permitirá mais conforto aos atletas”.

Mantendo o mesmo percurso de 2019 - 6200 metros para a corrida principal, 1300 para a mini-corrida (escalões de benjamins, infantis, iniciados e desporto adaptado masculino e feminino), e 4000 metros para a caminhada. Amini-corrida parte às 18h30, seguindo-se a corrida principal às 19h00 e, por último, a caminhada, às 19h05. Todos os atletas terão de usar máscara antes da partida e nos primeiros 50 metros do percurso.

Seguindo a tradição dos últimos anos, que trouxe até São Miguel nomes como os olímpicos Francis Obikwelu e Patrícia Mamona, entre outros, acorrida de São Silvestre terá a velocista Cátia Azevedo como madrinha do evento. Atleta olímpica, competiu nos Jogos do Rio2016 e Tóquio2020.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.