Emergence Açores decorre em setembro para “aproximar as pessoas da ciência”

A secretária da Cultura, Ciência e Transição Digital do Governo dos Açores, Susete Amaro, destacou que a segunda edição do Emergence Açores, que irá decorrer em setembro em São Miguel, pretende “aproximar as pessoas da ciência”.




“É isso mesmo que se pretende: desmistificar de certa forma conceitos que são complexos e um pouco áridos para as pessoas. É isso que se pretende, aliando também a transição digital, os meios digitais aqui neste evento e tentando aproximar as pessoas a ciência”, declarou Susete Amaro aos jornalistas.

A secretária regional falava hoje no Centro de Artes Contemporâneas – Arquipélago, na Ribeira Grande, a propósito da apresentação pública da segunda edição do Emergence Açores, que irá decorrer de 20 a 24 de setembro.

Susete Amaro reforçou que o objetivo do evento é aliar a “criatividade, a cultura e a ciência” para “desmistificar os conceitos” científicos.

“Este evento é precisamente para promover a ciência e a cultura e de certa forma começarmos a fazer uma retoma da nossa atividade. Este foi um evento que foi cancelado em 2020, realizou-se em 2019. Agora é a segunda edição e estamos muito confiantes de que vamos conseguir realizar em setembro”, apontou.

Considerando que a ciência nos Açores “está bem e recomenda-se”, Susete Amaro assinalou, contudo, a intenção de aumentar a investigação ao nível do mar e do espaço.

“Queremos cada vez mais fazer investigação nas áreas do mar, do espaço, que são áreas em que o Governo Regional tem apostado. Nós obviamente queremos fazer cada vez mais investigação e cada vez mais conhecimento, para que esse conhecimento depois possa ser aplicado às empresas”, afirmou.

O Emergence é um festival de divulgação de ciência que, além de São Miguel, decorre no Porto e em Lisboa.

A vogal do conselho diretivo do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia dos Açores, Gisela Nascimento, avançou que está prevista a participação de 20 pessoas das diferentes áreas científica no evento.

“Serão 20 participantes, que irão inscrever-se no ‘website’ do Emergence e serão selecionados para participar nesta edição. Ao todo serão cinco grupos, sendo que cada grupo terá um investigador, um criativo, um programador, um comunicador de ciência, e serão liderados por um mentor”, afirmou.

Segundo a representante, a inspiração do Emergence é muito clara: “É transmitir um conceito complexo científico para um público em geral, um público leigo em ciência, de forma criativa e inovadora”.

As candidaturas para o evento estão abertas até 05 de setembro, sendo que em 25 de setembro todos os projetos finais serão expostos ao público no Centro de Artes Contemporâneas – Arquipélago.


PUB

Premium

A funcionar desde outubro, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital do Divino Espírito Santo já internou 18 doentes em casa, oferecendo cuidados de nível hospitalar no domicílio, com uma equipa multidisciplinar dedicada, menor risco de infeções e quedas, maior conforto para o doente e melhor gestão das camas hospitalares