Açoriano Oriental
Durão Barroso defende que falência da Grécia sairia mais cara do que resgate
O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, admitiu que o executivo europeu pronunciou-se em 1998 contra a entrada da Grécia na zona euro mas afirmou que, hoje, a falência daquele país seria mais cara do que o seu resgate.
Durão Barroso defende que falência da Grécia sairia mais cara do que resgate

Autor: Lusa/AO Online

"Estamos convencidos que a falência da Grécia não seria propriamente mais barata para os envolvidos do que o aumento do resgate que está agora em causa", afirmou Durão Barroso em declarações ao diário alemão Bild.

Lembrando que, em 1998, a Comissão Europeia divulgou um relatório no qual expressava “claramente que a Grécia não preenchia os critérios para estar no euro", Durão Barroso sublinhou que a integração daquele país foi aprovada por "decisão política".

"Houve enormes pressões políticas" a favor da integração da Grécia mas não foram criados sistemas de controlo aos números apresentados por Atenas na reta final e proibiu-se a aplicação de sanções aos países sobre endividados, referiu.

Naquela altura, tanto os mercados financeiros como os especialistas “desvalorizaram” os problemas que “agora tanto valorizam” provocando reações de pânico.

No entanto, deixar cair hoje a Grécia resultaria num "grande perigo" de contágio para outros países e “afetaria toda a zona euro", defendeu.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados