Açoriano Oriental
DRAC autoriza obra e estátua, mas não elementos decorativos

Obra no adro do Convento da Esperança tinha sido suspensa, por não ter sido pedido parecer prévio à Direção Regional dos Assuntos Culturais

DRAC autoriza obra e estátua, mas não elementos decorativos

Autor: Paula Gouveia

A Direção Regional dos Assuntos Culturais (DRAC) decidiu levantar a suspensão da obra que decorria no adro da Igreja da Esperança determinada na quarta-feira passada, tendo ainda dado parecer positivo à permanência da estátua da Madre Teresa da Anunciada, mas não aos restantes elementos decorativos que terão de ser retirados.

Como explicou o diretor regional dos Assuntos Culturais, Duarte Nuno Chaves, foi feita “uma vistoria geral a todos os trabalhos”, na segunda-feira passada, dia 20, por dois técnicos da DRAC e da Câmara Municipal de Ponta Delgada, na presença do arquiteto autor do projeto de reabilitação do imóvel e do Reitor do Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres, e, “chegou-se à conclusão que os trabalhos em curso no adro da igreja consistem na correção da pendente, para escoamento de águas pluviais, portanto o que será feito a seguir é a recolocação das pedras originais do pavimento, voltando a ficar igual como estava”.

Já no que se refere à colocação da estátua da Madre Teresa da Anunciada no adro, o diretor regional explica que não era do conhecimento da DRAC, por não constar do projeto.

Contudo, concluiu-se que “a volumetria da estátua não perturba a visualização e leitura do imóvel classificado”, mas “o conjunto de elementos decorativos colocados à volta terão de ser retirados”, por serem dissonantes (suportes para velas e para flores e a instalação luminosa). 

“Pedimos ao arquiteto responsável pela obra e ao dono da obra que nos apresentassem uma outra proposta”, para avaliação e parecer da DRAC,  devendo ser de natureza minimalista e amovível. Já o ecrã, terá de ser pintado de outra cor para minimizar o seu impacto visual.

Quanto às obras no interior do Convento da Esperança para criação de alojamento para doentes deslocados, estão de acordo com o projeto.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados