Açoriano Oriental
Diretor de Habitação dos Açores acusa Vasco Cordeiro (PS) de nada fazer pela habitação

O diretor regional da Habitação dos Açores, Daniel Pavão (PSD), acusou hoje o líder do PS/Açores de “nada” ter feito pela habitação durante os oito anos que esteve no Governo Regional.


Autor: Lusa /AO Online

“Vasco Cordeiro está, agora, muito preocupado com a habitação, depois de ter sido presidente do Governo [Regional] durante oito anos e nada ter feito”, observou o militante social-democrata, no segundo dia do 25.º congresso do PSD/Açores, o primeiro desde que os social-democratas, em coligação com o CDS-PP e o PPM, assumiram a presidência do Governo Regional, pondo fim a 24 anos de governação socialista.

O também diretor Regional da Habitação dos Açores referia-se a críticas feitas na sexta-feira por Vasco Cordeiro sobre a intervenção do Governo para resolver os problemas da habitação na Região, alertando para a necessidade de "recuperar o atraso" no aproveitamento dos fundos comunitários para a habitação, num total de "60 milhões de euros garantidos pelo anterior” executivo, do PS.

“Confiem no PSD para continuarmos a melhorar a vida dos açorianos todos os dias. Nós vamos resolver as trapalhadas deixadas pelo PS. Vamos governar melhor e vamos resolver os problemas na habitação”, frisou Daniel Pavão.

O diretor regional lamentou que Vasco Cordeiro se tenha referido a atrasos no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) quando o próprio governo socialista (da República) “já reconheceu os atrasos” e “a própria União Europeia anunciou que está a rever os prazos”.

“Vasco Cordeiro nada resolveu e deixou um conjunto de trapalhadas que este governo está a resolver. Deixou promessas e promessas que, a cada quatro anos, davam lugar a uma placa, desenhos e cartazes, para falar de habitação”, disse.

Daniel Pavão alertou ainda que os 60 milhões de euros destinados pelo PS regional à habitação “não dão para nada”, tendo em conta a dimensão das dificuldades.

Vasco Cordeiro, também deputado do PS no parlamento regional açoriano, visitou na sexta-feira um loteamento para habitação na Ribeira das Tainhas, concelho de Vila Franca do Campo, na ilha de São Miguel.

Segundo indicou, "até ao final deste ano deveriam estar concluídas intervenções em cerca de 170 casas em toda a região, no âmbito do PRR", das quais "36 novas habitações e 132 de recuperação e renovação" de casas.

"Aquilo que o Conselho Económico e Social disse, a 07 de junho, é que considerava que estas metas estavam em perigo", assinalou.

Para Vasco Cordeiro, presidente do Governo Regional até às eleições regionais de 2020, este é um assunto que deve merecer "prioridade".

"É muito dinheiro para sequer corrermos o risco de ser desperdiçado", apontou, sinalizando que o desafio da habitação não é novo, mas as famílias enfrentam atualmente "o aumento do preço das rendas de casa" e dos custos de construção.

"Aliás, os Governos do PS tiveram medidas e iniciativas concretas que ajudaram mais de nove mil famílias na Região a realizarem o seu direito à habitação", sublinhou.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados