Açoriano Oriental
Defesa
Dezenas de militares estão em "vigília simbólica" em frente ao Palácio de Belém
Várias dezenas de militares estão em "vigília simbólica" em frente ao Palácio de Belém para pedirem a Cavaco Silva, o comandante supremo das Forças Armadas, que não promulgue o Orçamento do Estado para 2012.

Autor: Lusa/AO online
Os militares consideram que o Orçamento, hoje aprovado pela Assembleia da República, é "extremamente penalizador" para as Forças Armadas, "instituição que tem por missão defender a soberania e a independência nacional", disse o presidente da Associação Nacional de Sargentos, Lima Coelho, que estima que são 200 os militares concentrados em Belém.

"Não se pode aplicar cegamente os cortes [orçamentais decididos pelo Governo] à instituição militar", afirmou Lima Coelho, acrescentando que os militares "não querem ficar fora do esforço nacional" para equilibrar as contas públicas, "mas a missão da instituição militar não pode ficar em causa".

O sargento, que falava em nome das três associações socioprofissionais do sector, acrescentou que "quando os militares chegam ao limite de ter de se manifestar isso é preocupante", além de ser também "um desgosto".

"Quem tem o poder político de decidir deve analisar [estes protestos] de forma fria e não deixar-se embalar no canto de alguns comentadores que querem desvalorizar" as manifestações dos militares", acrescentou.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados