Autor: Lusa/AO Online
O apoio concedido pelo Governo às pessoas que perderam as casas não está apenas previsto para a "mera reconstrução", mas permite também "apoiar, até ao montante dos danos aferidos, a aquisição ou instalação de habitação, por exemplo, junto das populações", disse António Costa, após a apresentação do modelo de reconstrução das casas afetadas pelos incêndios que deflagraram em 15 de outubro.
"Isso é importante para reordenar o território. Uma das realidades mais difíceis que tivemos nestes incêndios é ver muitas habitações dispersas, muito isoladas, e, portanto, estão numa zona de maior risco. Se for possível as famílias aproximarem-se dos núcleos populacionais tornam-se obviamente mais resilientes em situação de incêndio e diminui os riscos futuros", frisou o líder do executivo.
Foi a pensar na diminuição desse risco que este mecanismo foi criado, explicou, acrescentando que "vários autarcas" expressaram o desejo de que "não se voltasse a construir em sítios de risco".
Segundo António Costa, esta medida permite "aproveitar esta ocasião para que as pessoas possam encontrar melhores condições de vida e também mais segurança".
-
Açores abrem candidaturas para bolsa de estágio em Bruxelas
As candidaturas para a bolsa de estágio no Gabinete de Representação da Região Autónoma dos Açores, em Bruxelas, abrem, a partir de segunda-feira, e o estágio tem uma duração de 12 meses com uma bolsa mensal de dois mil euros, foi anunciado.
-
Cultura e Social
Documentário dá voz às mulheres do mar dos Açores para proteger o oceanoO documentário “Mulheres do Mar – Açores” junta as vozes de 49 açorianas com uma “profunda ligação emocional” ao oceano e o objetivo de valorizar o papel das mulheres e alertar para a proteção da biodiversidade marinha