Açoriano Oriental
Deputados debateram questão das Lajes com ministros da Defesa e Negócios Estrangeiros
Deputados da Subcomissão de Política Geral da Assembleia Legislativa dos Açores reuniram-se com os ministros da Defesa e dos Negócios Estrangeiros para discutir a questão das Lajes, tendo esta terça-feira revelado que não saíram "tranquilizados" do encontro.
Deputados debateram questão das Lajes com ministros da Defesa e Negócios Estrangeiros

Autor: Lusa/AO online

A reunião dos deputados – do PS, PSD e CDS-PP - com Rui Machete (ministro dos Negócios Estrangeiros) e Aguiar Branco (ministro da Defesa Nacional), teve lugar na segunda-feira, em Lisboa, na sequência da aprovação pelo parlamento açoriano, em março, de uma proposta do PS de audição dos dois titulares daquelas pastas face à anunciada diminuição da presença militar norte-americana na base das Lajes, na ilha Terceira.

"É uma questão de relações entre Estados, mas é fundamental que o parlamento açoriano acompanhe o desenvolvimento desta matéria que tem um enorme impacto nos Açores, em particular na ilha Terceira”, afirmou o deputado do PS Francisco Coelho, citado num comunicado divulgado a propósito da reunião com os dois ministros.

"A reunião com os senhores ministros não nos tranquilizou e consideramos essencial que se reconheça que a existência e a utilização da base das Lajes, ao longo de décadas, é um dos pilares em que assenta a relação transatlântica entre o Estado português e o Estado norte-americano”, acrescenta o deputado.

Para este parlamentar açoriano, “é fundamental que o Governo da República não deixe de desenvolver todas as diligências para acautelar o interesse dos trabalhadores e das suas famílias”, sendo “imperioso que se esclareça, atempadamente, quais as reais intenções e planos para o futuro da Base das Lajes”.

"O Governo da República devia agir de modo proativo com o objetivo de encontrar soluções que permitam gerar investimento na ilha Terceira que atenue e absorva o impacto gerado pela diminuição do contingente norte-americano”, diz ainda o deputado, citado no mesmo comunicado.

A Câmara dos Representantes do Congresso dos Estados Unidos da América (EUA) aprovou em julho uma alteração à "lei de apropriações de defesa" - que determina o orçamento das forças armadas norte-americanas no próximo ano - que proíbe a redução do contingente militar na base militar das Lajes, na ilha Terceira, em 2014. A decisão tem ainda de ser ratificada pelo Senado norte-americano.

Apesar disso, para os deputados açorianos "nada está assegurado" sendo por isso necessário "dar nota das grandes implicações decorrentes de uma diminuição do contingente americano nas Lajes”.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados