Autor: Lusa/AO Online
Em questão dirigida ao ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, o socialista questiona a razão “para que essas obras não tenham arrancado efetivamente no início de 2024, conforme anunciado” em agosto de 2023.
Citado em nota de imprensa, o deputado eleito pelo círculo dos Açores pergunta ainda o ministro qual o valor das obras de ampliação do Aeroporto João Paulo II e a data em que estão previstas começarem.
O parlamentar recorda que se trata de um “investimento anunciado, na altura, pelo presidente do conselho de administração da ANA/Vinci, José Luís Arnaut, que, acompanhado pelo presidente do Governo Regional, José Manuel Bolieiro, ‘indicou que a obra ia começar no início de 2024 e terminar em 2027’”.
Segundo Francisco César, a “ampliação anunciada em quatro mil metros quadrados, aumentando 30% face à atual capacidade, previa que a infraestrutura passasse a ter dois pisos”.
O socialista refere que, “apesar terem sido ainda anunciadas outras intervenções, no sentido de melhorar a experiência do passageiro e garantir a sustentabilidade ambiental, não foi anunciado o valor total do investimento”.
Na nota, o deputado afirma ainda “foi comunicado que o custo do investimento seria tornado público”, mas, até ao momento, “nem o valor da obra foi até hoje conhecido, nem tão pouco, e ao contrário do anunciado, arrancou”.