Demissão de Monti arrasta Europa para o vermelho

As bolsas europeias estão esta segunda-a cair, após o primeiro-ministro italiano, Mário Monti, ter comunicado no fim de semana que abandonará o governo assim que o parlamento aprovar o orçamento para o próximo ano.


Milão era no arranque da sessão a praça europeia que mais caía, com o índice de referência, o FTSE MIB, a afundar 2,52%.

Nos primeiros minutos das negociações, o Eurostoxx 50, índice que representa as principais empresas da zona euro, seguia a negociar negativo, depois de ter negociado na sexta-feira em máximos de 18 meses, desvalorizando 0,90% para 2.577,92 pontos.

Madrid, Paris, Frankfurt e Londres seguiam igualmente a negociar negativos, recuando, respetivamente, 1,70%, 0,53%, 0,41% e 0,14%.

Lisboa seguia em linha com as praças de referência europeias e perdia 0,79% para 5.393,42 pontos.

O primeiro-ministro italiano, Mario Monti, comunicou sábado ao presidente a intenção de se demitir, depois de Silvio Berlusconi ter retirado o apoio do seu partido ao Governo, e que o vai fazer assim que o parlamento aprovar a legislação orçamental.

Silvio Berlusconi anunciou também no sábado a intenção de se recandidatar a primeiro-ministro nas eleições de 2013.

Entre as referências da sessão, o Parlamento Europeu inicia hoje, em Estrasburgo, a última sessão plenária do ano, marcada pela votação do orçamento da União Europeia para 2013 e pelo debate sobre a próxima cimeira de líderes europeus, dedicada à união económica e monetária.

Na quarta-feira, antecipa-se um dia importante nos mercados, com a reunião da Reserva Federal (Fed) dos Estados Unidos (EUA) e uma reunião extraordinária entre os ministros das finanças da União Europeia (UE) sobre o mecanismo de supervisão bancária.

No final da semana, quinta e sexta-feira, decorrerá por sua vez um Conselho Europeu, onde os 27 chefes de Estado e Governo da UE se juntarão para o último encontro global de 2012.

Esta semana será também divulgado o indicador de confiança alemão ZEW Survey.

O euro abriu hoje em baixa no mercado de divisas de Frankfurt e trocava-se a 1,2909 dólares, enquanto o barril de crude Brent para entrega em janeiro arrancou a sessão em alta no Intercontinental Exchange Futures (ICE) de Londres e cotava nos 107,63 dólares, mais 0,61 dólares do que na sexta-feira.

PUB

Premium

A funcionar desde outubro, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital do Divino Espírito Santo já internou 18 doentes em casa, oferecendo cuidados de nível hospitalar no domicílio, com uma equipa multidisciplinar dedicada, menor risco de infeções e quedas, maior conforto para o doente e melhor gestão das camas hospitalares