Autor: Lusa/AO Online
“Não se pode estar nestas zonas afetadas. Se estiverem, podem ser detidos. Estamos a fazer isto para proteger os edifícios e as casas que as pessoas abandonaram porque lhes foi ordenado”, afirmou o xerife do condado de Los Angeles, Robert Luna, numa conferência de imprensa.
Los Angeles tem estado a ser devastada ao longo da semana por cinco incêndios diferentes, que já causaram 10 mortos e a destruição de cerca de 10.000 edifícios, obrigando 180.000 pessoas a abandonar as suas casas.
Robert Luna informou que o toque de recolher em todas as zonas de evacuação obrigatória começará novamente às 18h00 locais para as casas que ainda se encontram intactas.
O procurador distrital de Los Angeles, Nathan Hochman, ameaçou processar quem pilhar, pilotar 'drones' em zonas de incêndio ou violar o recolher obrigatório “em toda a extensão da lei”.
“Pilhar é um crime desprezível”, afirmou o procurador.
Já foram feitas pelo menos 20 detenções por pilhagem e outros roubos nas zonas ardidas, o que levou às autoridades a impor o recolher obrigatório durante a noite.
“Não se pode estar nas zonas afetadas. Se estiver, está sujeito a ser preso”, reforçou Nathan Hochman.
Na quinta-feira, um avião dos bombeiros teve de ser imobilizado após ter sido atingido por um 'drone' pilotado por um civil, segundo o Corpo de Bombeiros do Condado de Los Angeles, que avançou que o acidente não causou feridos.
Pilotar um ‘drone’ (aparelho aéreo não tripulado) durante o combate aos incêndios é um crime federal.
O maior incêndio na zona, em Palisades, a noroeste da segunda maior cidade dos Estados Unidos, está a devastar o bairro de luxo de Pacific Palisades, onde já arderam mais de 5.300 casas e outros edifícios, ao mesmo tempo que outro incêndio está a destruir Altadena, um subúrbio a leste de Los Angeles.
No total, os incêndios já queimaram quase 36.000 hectares, o equivalente a 145 quilómetros quadrados (km2).