Açoriano Oriental
De Ponta Delgada ao Nordeste
Caro leitor, sugerimos-lhe uma ida até ao concelho mais a norte da ilha de São Miguel, o Concelho do Nordeste, povoado na segunda metade do século XV e elevada a concelho no dia 18 de Julho de 1514.
De Ponta Delgada ao Nordeste

Autor: Tânia Silva
Ao sair de Ponta Delgada em direcção ao concelho de Nordeste, galardoado, em 1994, com “Prix d’Honneur” de Concelho mais Florido da Europa, pode visitar o Miradouro de Santa Iria, na Ribeira-Grande, onde se pode observar a irregular costa norte de São Miguel e, com um pouco de imaginação e criatividade, pode ainda ver a“Tartaruga Gigante” que, por aquela costa, é formada. Em continuação da viagem, pode admirar as únicas plantações de chá da Europa, as plantações de chá do Porto Formoso e da Gorreana.
Ao entrar na primeira freguesia do Nordeste, a Salga, cujo nome está muito ligado à tradição das “matanças”, surge-nos um desvio ao Salto do Cavalo e ao Salto da Farinha. Seguindo rumo ao centro histórico do concelho, eis que surge, na freguesia da Achada, a imagem panorâmica de uma queda de água que rasga o verde característico naquela zona, o Parque Natural da Ribeira dos Caldeirões. Ao longo de todo o concelho, podemos observar as pequenas janelas triangulares, patentes em muitas casas daquele concelho, cuja utilização visava a iluminar os sótãos.
No percurso até ao centro, pode ver o ponto mais alto de São Miguel, o Pico da Vara, atingindo 1.105 de altitude. Caso pretenda fazer um desvio e subir à montanha, vá pelo trilho de terra batida por entre um planalto de criptoméria, que tem início na Algarvia, no Bardinho.
Na paragem para almoço, aproveite para provar o prato típico da Estalagem dos Cléricos, o Capão à Moda do Nordeste. Depois pode fazer um breve desvio, visitar o Museu do Nordeste e ver desde os instrumentos agrícolas aos utilizados na matança do porco. No fim do percurso, delicie-se com a beleza dos miradouros do Farol, da Ponta do Sossego e da Ponta da Madrugada.
PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.