Açoriano Oriental
Cursos da Universidade dos Açores com 89% das vagas preenchidas

Com a conclusão da terceira fase do concurso de acesso ao Ensino Superior, ficaram 65 vagas por preencher em oito cursos

Cursos da Universidade dos Açores com 89% das vagas preenchidas

Autor: Paula Gouveia

Com o encerramento da terceira fase do concurso nacional de acesso ao Ensino Superior, ficaram por preencher na Universidade dos Açores (UAc), 65 vagas em oito cursos.

A Universidade dos Açores que tinha colocado a concurso 632 vagas, apresenta assim 562 alunos, e cerca de 89% das vagas ocupadas, de acordo com os dados disponibilizados pela Direção-Geral do Ensino Superior (DGES), divulgados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES).

Segundo os números da DGES, os cursos da UAc que não conseguiram esgotar todas as vagas foram: Ciências Farmacêuticas (5 vagas), Ciências Agrárias (5), Natureza e Património (21), Proteção Civil e Gestão de Riscos (1), Ciências de Engenharia (10), Informática (7), Economia (15), e Enfermagem na Escola Superior de Saúde de Angra do Heroísmo (1).

Nesta terceira fase, de acordo com os mesmos dados, foram colocados 10 alunos nos cursos de Ciências Farmacêuticas, Ciências Agrárias, Estudos Europeus, Sociologia, Comunicação e Relações Públicas, Biologia, e Gestão, sendo que três destas colocações correspondem a vagas de recolocação.

No todo nacional, a terceira fase do concurso de acesso ao ensino superior resultou na colocação de mais 1034 estudantes, dos quais 418 em universidades e 616 em politécnicos.

Segundo o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), “a soma do número total de colocados no concurso nacional de acesso 2022 na sequência das três fases foi 60 672. Em 2021, o número total de colocados na sequência das três fases havia sido 59 978 estudantes”.

O  Ministério salienta, contudo, que “o número total de colocados é um número que não revela efetivamente o número de estudantes admitidos nas instituições, dado que parte dos colocados não efetua a matrícula por diversos motivos, entre os quais avulta a sua colocação em ciclos de estudo que não corresponde às suas primeiras opções”. E, deste modo, adianta que ingressaram nas instituições de ensino superior (estudantes colocados e matriculados na sequência da 1.º e 2.ª fase adicionados dos estudantes colocados na 3.ª fase) 50 315 em 2022 e 50 859 em 2021.

Este ano, apenas a Universidade Nova de Lisboa chegou ao final do concurso sem vagas restantes.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados