Açoriano Oriental
Cristina Calisto elenca objetivos e pretensões do Concelho da Lagoa

Passagem da Unidade de Saúde a Centro de Saúde da Lagoa, a amarração do cabo submarino na zona do Tecnoparque e uma secção destacada dos Bombeiros são alguns dos desejos da autarquia

Cristina Calisto elenca objetivos e pretensões do Concelho da Lagoa

Autor: Rui Jorge Cabral

A presidente da Câmara Municipal da Lagoa, Cristina Calisto, deixou uma mensagem de esperança no futuro durante a sessão solene de encerramento das comemorações dos 500 anos de elevação da Lagoa a vila e a sede de concelho e dos 10 anos de cidade, mas deixou também recados sobre as pretensões e objetivos do concelho que gostaria de concretizar.

São exemplos destas pretensões e objetivos a passagem da Unidade de Saúde a Centro de Saúde da Lagoa, a amarração do cabo submarino na zona do Tecnoparque, uma secção destacada dos Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada na Lagoa e um centro de formação e treino, bem como a melhoria das respostas sociais no Concelho da Lagoa. Cristina Calisto lembrou ainda a promessa do atual Governo Regional, deixada aos lagoenses, da criação de um novo Lar de Idosos no concelho.

Numa sessão que aconteceu no Cineteatro Lagoense Francisco d’Amaral Almeida, Cristina Calisto, citada em nota de imprensa, referiu ser “uma honra ter a coincidência histórica e temporal de viver esta data e ter tido a responsabilidade de assinalá-la, porque só faz sentido celebrar o passado quando nele se inscreve uma certeza de presente e uma esperança de futuro”.

A presidente da Câmara Municipal da Lagoa assinalou que “o programa de comemoração organizado pelo município revisitou várias épocas e falou de múltiplos aspetos de uma sociedade e do nosso território”,  afirmando também que “passados 500 anos e lançando um olhar sobre os cinco séculos de história, podemos afirmar que muitos objetivos foram conseguidos, mas queremos mais para a Lagoa e ainda há muito trabalho a realizar e mais objetivos a cumprir”.

Durante a sessão, a Câmara Municipal da Lagoa homenageou três instituições do concelho com atribuição da medalha e diploma de mérito municipal, nomeadamente a Associação Cultural Jovem Pauense, o Grupo Musical Sempr’Abrir e o Grupo Animadores do Divino. Foi ainda atribuído um voto de louvor à emigrante no Canadá natural da vila de Água de Pau, Patrícia Borges, considerada “um exemplo de dedicação à Lagoa”.

A sessão terminou com duas palestras, uma pela professora Maria Margarida Vaz do Rego Machado, sob o tema “Poder Local e Poder Central: Convergência e divergências durante os séculos XVI e XVIII” e outra pelo professor Paulo Jorge Amaral Borges, com o tema “Desafios ambientais futuros do Concelho da Lagoa”.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados