Açoriano Oriental
Crise social e económica pode travar desenvolvimento da Região

Professor universitário João Teixeira e o advogado Elias Pereira traçam cenário “negro” para o desenvolvimento social e económico

Crise social e económica pode travar desenvolvimento da Região

Autor: Luís Pedro Silva

Ainda a maioria das pessoas está preocupada com o crescimento dos casos de Covid-19 e a falta de uma vacina, que deverá começar a chegar no início do próximo ano, mas a realidade económica e social apresentam um cenário “negro” para o desenvolvimento da Região.

No programa “Conversa à Quatro” da rádio Açores/TSF foram apresentados cenários que preveem grandes dificuldades para as famílias e empresas nos Açores.

“O decréscimo do PIB é mais do dobro, em relação à última crise financeira (Troika), por isso temo que nos próximos quatro anos continuemos a assistir a uma queda do PIB em 2020, com ténues recuperações em 2021 e 2022, podendo chegar ao final de 2023 sem o crescimento económico que uma política mais liberal vai exigir”, explica o professor universitário João Teixeira.

As propostas do novo governo regional, como a redução da tarifa aérea nos voos inter-ilhas ou a redução dos impostos, podem acabar por ser...adiadas.

“Vamos ter de injetar mais milhões para resolver o problema da SATA. Vai ser preciso reforçar os apoios sociais para as famílias que sofram com o desemprego”, sublinhou.

Relativamente aos apoios da Europa para apoiar a recuperação da economia, João Teixeira defende que 580 milhões de euros não são suficientes para as necessidades regionais.

“As pessoas falam num crescimento em V, que significa uma queda e recuperação rápida, mas imagino o V numa perspetiva de uma década. Acho que vamos ter recessão longa. Não estou a ser pessimista, mas chamo a atenção para os partidos que suportam o novo governo”, alertou.

O advogado Elias Pereira apontou que existe um “quadro muito negro” na economia regional, sendo previsível a existência de muitas insolvências de empresas e o aumento do desemprego a curto prazo.

“Existe um quadro económico muito preocupante e negro. Mesmo querendo ter esperança, a situação vai ser grave. A bazuca está retardada. Existe um problema social muito grave que o programa do Governo tem de apontar soluções para haver planos de emergência e soluções de apoio para os idosos”, indicou o advogado.

O comentador do programa da TSF/Açores refere existir a necessidade de poupar recursos na administração pública para baixar a carga fiscal das empresas e famílias.

“É necessário poupar dinheiro na administração pública, nos locais onde é muito mal gasto. Podíamos ter uma administração pública muito mais eficaz e económica. Nunca ninguém faz contas a esse dinheiro, mas podemos estar a falar de muitos milhões de euros.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados