Açoriano Oriental
Política
Crise na Europa só será ultrapassada com o apoio dos poderes regionais
O presidente do Governo dos Açores, Carlos César, entende que a crise que a Europa atravessa, fruto da globalização, só poderá ser resolvida com o apoio dos "poderes regionais".
Crise na Europa só será ultrapassada com o apoio dos poderes regionais

Autor: Lusa/AO online
O chefe do executivo açoriano, que falava na sessão de abertura da reunião da Assembleia-Geral da Assembleia das Regiões da Europa (ARE), a decorrer em Ponta Delgada, apelou aos representantes dos restantes países presentes no encontro para que façam valer os seus "argumentos".

"Constitui, mais do que nunca, missão da Assembleia das Regiões da Europa, tal como de outros organismos europeus de cooperação regional, defender a virtualidade e a emergência do poder regional e o seu papel insubstituível na superação da crise que atinge o cerne europeu", destacou o governante açoriano.

Para Carlos César, a "crise internacional" e a sua incidência no espaço europeu e no Euro, revela que "a resposta a fenómenos" como este, "impulsionados pela globalização", só pode ser dada com a união entre países grandes e pequenos.

"Dependemos todos uns dos outros, e não, no caso europeu, apenas de cimeiras políticas de conveniência, de directórios de países de ocasião e de medidas de alcance conjuntural e temporalmente limitado", criticou o presidente do Governo regional.

O chefe do executivo acrescentou que a "Europa perderá coesão", enquanto não defender e aplicar "uma política regional" que constitua uma "marca da política europeia", que valorize o capital democrático e os contributos regionais para o desenvolvimento global.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados