Autor: Lusa/AO Online
Escoltado por um barco da marinha francesa, o navio “Ile de Sein” atracou em Baiona pelas 06:00 locais (05:00 em Lisboa) debaixo de chuva, segundo a agência France Press.
A chegada dos corpos foi acompanhada à distância pelos jornalistas, por uma questão de respeito para com as famílias das vítimas.
O “Ile de Sein”, navio do grupo Alcatel-Lucent fretado pelo Departamento de Investigação e Análise que conduziu a investigação técnica do acidente do voo 447, terminou, a 03 de junho, a operação de resgate dos restos mortais e dos destroços do Airbus A330 encontrados no Oceano Atlântico a 3.900 metros de profundidade.
O desastre aéreo, ocorrido a 01 de junho de 2009, causou 228 mortos, 104 dos quais foram retirados do mar entre o final de abril e o início de junho, e 50 encontrados logo após o acidente. Neste momento ainda há cerca de 70 corpos por resgatar.
A identificação dos corpos chegados hoje a França envolve vários procedimentos científicos e jurídicos, podendo levar semanas ou meses.
Os investigadores do acidente estão a analisar a informação das caixas negras do avião resgatadas no início de maio, devendo publicar um relatório com as causas do acidente no final de julho.