Autor: Ana Carvalho Melo
“Este é um projeto fundamental para o desenvolvimento do Faial e para a expansão da Universidade dos Açores. É com satisfação que o Município da Horta vê a adjudicação desta empreitada, que arrancará no início de 2025”, afirmou o presidente da Câmara Municipal da Horta sobre a obra da Universidade dos Açores, citado em nota enviada à comunicação.
Refira-se que esta intervenção, que será realizada no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), conta com a parceria da autarquia e um investimento municipal de 600 mil euros, decorrente do protocolo assinado em maio com a Universidade dos Açores.
“O Município da Horta assume o compromisso de melhorar as condições de captação de estudantes. Procuramos dar resposta à crescente demanda por alojamento estudantil de qualidade a custos acessíveis e, consequentemente, atrair mais alunos para o campus da Horta da Universidade dos Açores”, reiterou Carlos Ferreira.
Na ocasião, o autarca faialense lembrou ainda que a residência, a ser construída na freguesia das Angústias, assume-se como um importante reforço da capacidade do polo da Horta da Academia açoriana, sendo que trará à ilha do Faial 50 camas, no âmbito do Programa Nacional de Alojamento Estudantil a Custos Acessíveis.
A empreitada de conceção e
construção da residência para estudantes na cidade da Horta foi
recentemente adjudicada pela Universidade dos Açores ao consórcio
AFAVIAS Açores/Tecnovia Açores, pelo valor de 3,995 milhões de euros,
acrescido de IVA.