Açoriano Oriental
Governo
Conselho de Ministros aprova fim das "golden shares" na EDP, Galp e PT
O Conselho de Ministros aprovou um decreto-lei que põe fim aos direitos especiais do Estado enquanto accionista na EDP – Energias de Portugal, S.A, na Galp Energia, SGPS, S.A. e na Portugal Telecom, SGPS, S.A.

Autor: Lusa/AO online
"Na sequência da aprovação deste diploma torna-se necessário alterar os estatutos sociais das sociedades para estabelecer que o Estado mantém a sua posição accionista como simples detentor de uma posição ordinária. A decisão de manter ou de alienar estas acções cabe, então, ao próprio Estado", afirmou o ministro das Finanças, Vítor Gaspar, em conferência de imprensa, na Presidência do Conselho de Ministros.

O ministro das Finanças adiantou que "o decreto-lei que faz a eliminação dos direitos especiais do Estado elimina qualquer discriminação entre as acções detidas pelo Estado e as acções detidas por outros accionistas".

Questionado pelos jornalistas, Vítor Gaspar disse que "nenhuma compensação directa está, nesse contexto, prevista", acrescentando: "No entanto, a retirada do Estado destes sectores, que faz parte do Programa do Governo, está associada com um processo de privatizações em que a limitação dos direitos especiais do Estado está associada a um aumento de valor das próprias empresas. E, nessas condições, o Estado, como os outros accionistas, beneficiará desse aumento de valor".

O ministro das Finanças escusou-se a falar do programa de privatizações, invocando que este "não foi discutido em Conselho de Ministros". Disse apenas que "é bem conhecida a intenção do Governo de avançar com o processo de privatizações tão depressa quanto possível" e que o executivo dá "uma prioridade forte à privatização da EDP e da REN".
PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.