Autor: Arthur Melo
Trata-se de
um
indivíduo do sexo feminino, de 29 anos, residente na ilha Terceira, com
história de passagem recente por Amsterdão, na Holanda, e Felgueiras,
em Portugal continental.
De acordo com uma nota do Gabinete de Apoio à Comunicação Social (GACS), a paciente apresenta situação clínica estável e está internada no Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira, adiantando ainda que o resultado positivo aguarda contra-análise pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.
De acordo com a informação veículada pelo GACS,após contacto com a Linha de Saúde Açores – 808 24 60 24 -, no passado dia 12 de março, e não reunindo critérios para caso suspeito, foi sinalizado e vigiado ativamente, através de contactos bidiários, tendo cumprido isolamento profilático. Com a nova definição de caso suspeito adotada no sábado, dia 14, foram desencadeados os procedimentos de colheita de amostra biológica e avaliação laboratorial no Serviço Especializado de Epidemiologia e Biologia Molecular (SEEBMO) do Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira.
Neste momento, estão em curso os procedimentos definidos para caso confirmado e as Autoridades de Saúde estão a promover a vigilância de contactos próximos.
DE acordo com a Autoridade de Saúde Regional, o indivíduo viajou no voo Ryanair FR6037 Porto/Terceira, do dia 09 de março, no lugar 23 E, solicitando aquela entidade para que os passageiros do referido voo que ainda não tenham recebido contacto da Autoridade de Saúde Regional devem ligar para a Linha de Saúde Açores – 808 24 60 24.
A
Autoridade de Saúde Regional informa ainda que, relativamente aos oito casos
suspeitos reportados sábado, as análises laboratoriais revelaram que
sete tiveram resultado
negativo.
O novo coronavírus foi detetado em dezembro, na China, e já provocou mais de 5.700 mortos em todo o mundo.
O
número de infetados ultrapassou as 151 mil pessoas, com casos
registados em 137 países e territórios, incluindo Portugal, que tem 170 casos confirmados.