Açoriano Oriental
Escola
Escola de Formação Turística dos Açores

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

Concurso Culinário Olivier Roellinger - preservação dos recursos oceânicos: novo apuramento da EFTH


Gastronomical NUNO TRAVASSOS

A Escola de Formação Turística e Hoteleira recebeu a notícia do apuramento para a final da Edição Roellinger 2021, um concurso que promove a preservação dos recursos oceânicos, a qual irá decorrer no próximo mês de setembro, na Grécia, fazendo-se representar por dois formandos.

Os recursos marinhos estão a esgotar-se, enquanto os peixes e mariscos continuam a atrair cada vez mais consumidores. É para educar as futuras gerações de chefs e jovens profissionais para a fragilidade dos recursos pesqueiros e o papel que podem desempenhar no setor (pesca e aquicultura) que o concurso Olivier Roellinger foi criado pela SeaWeb Europe, a escola FERRANDI Paris em parceria com a escola de restauração de Dinard e a associação Relais & Chateaux. 

O concurso Olivier Roellinger pretende reunir jovens chefs e futuros profissionais do sector da restauração e encorajá-los a promover espécies sustentáveis. O objetivo desta competição é principalmente permitir que os profissionais considerem questões ambientais e sociais e torná-los, em simultâneo, conscientes do papel que podem desempenhar na preservação dos recursos oceânicos.

A Escola de Formação Turística e Hoteleira tem vindo a participar neste Concurso desde a sua 1ª edição, realizada em 2016, na categoria "Alunos e aprendizes com menos de 25 anos, formandos ou ex-formandos de uma escola profissional de restauração", dos seguintes países europeus: Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Chipre, Dinamarca, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Islândia, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Países Baixos, Polónia, Portugal, Roménia, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Suécia, Suíça, Reino Unido, tendo alcançado, até à presente data, os seguintes resultados: em 2016 , o 1º lugar na categoria de estudantes dos países do Sul da Europa; em 2017, o 2º lugar na categoria de estudantes dos países do Sul da Europa; em 2018, o 1º lugar na categoria de estudantes dos países do Sul da Europa; em 2019, o 2º lugar na categoria de estudantes dos países do Sul da Europa; em 2020, teve um formando apurado, mas a competição foi cancelada devido à pandemia.

É com muito agrado e entusiasmo que a EFTH recebeu a notícia do apuramento para a final da Edição Roellinger 2021, que irá decorrer nos dias 09 e 10 do próximo mês de setembro, na Grécia, fazendo-se representar por dois formandos: Nuno Travassos, finalista do curso de Técnico/a de Cozinha/Pastelaria, e Ricardo Carreiro, formando do 2º ano do curso de Técnico/a de Cozinha/Pastelaria. A EFTH felicita-os por este apuramento, desejando-lhes boa sorte em setembro. A escola está muito orgulhosa do trabalho desenvolvido por todos os formandos que se candidataram a mais esta edição.

 

 

AO Escolas

ESAQ está de parabéns
A fase regional do Corta Mato Escolar decorreu, no dia 19 de fevereiro, no Parque Florestal de Santa Lúzia, na ilha do Pico, com consagração da aluna da ESAQ, da turma 12ºA.
 
Escola Secundária Antero de Quental
ESAQ recebe três professores do IES GAIA Sant Vicent Del Raspeig, de Alicante, Espanha, em Jobshadowing integrado no programa Erasmus+.
Estes professores estarão entre nós do dia 26 de fevereiro ao dia 1 de março, acompanhando atividades em situação de sala de aula. O foco da sua mobilidade serão aulas das disciplinas de Teatro, Língua Inglesa e Artes Visuais. Tomarão também parte de uma atividade desenvolvida no âmbito do programa de cidadania e desenvolvimento promovida pela turma do 12ºI.
 
Escola Secundária Antero de Quental
ALA
As inscrições estão abertas para novos sócios no site próprio para o efeito (8https://ala.esaq.pt/quem-somos/?v=35357b9c8fe4). O projeto, sem fins lucrativos, visa dinamizar o quiosque e o Largo Mártires de Pátria.
 
Escola Secundária Antero de Quental

Notícias AO

PJ faz buscas por suspeitas de obtenção fraudulenta de 39ME de fundos europeus
A Polícia Judiciária (PJ) refere que as mais de 150 buscas realizadas esta terça-feira na Operação Maestro visam projetos cofinanciados por fundos comunitários, que terão permitido aos suspeitos ganhos ilícitos de quase 39 milhões de euros, entre 2015 e 2023.
 
Governo dos Açores concede tolerância de ponto na tarde da Quinta-feira Santa
O Governo Regional dos Açores concedeu tolerância de ponto aos funcionários da administração pública regional na tarde da Quinta-feira Santa, que antecede a Páscoa, segundo um despacho publicado em Jornal Oficial.
 
Providência cautelar dos sócios do GDC avança
Em causa o facto de não terem sido facultados os documentos solicitados ao presidente do clube
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados