Açoriano Oriental
Transportes marítimos
Conclusões do inquérito ao acidente com 'S. Gabriel' conhecidas esta semana
As causas do encalhe do cargueiro 'S. Gabriel', ocorrido a 21 de Novembro na costa sul de S. Miguel, Açores, serão conhecidas publicamente até ao final desta semana, garantiu esta terça-feira o capitão do Porto de Ponta Delgada.
Conclusões do inquérito ao acidente com 'S. Gabriel' conhecidas esta semana

Autor: Lusa / AO online
O comandante Castro Garcia disse hoje à Lusa que está a ultimar o relatório sobre o acidente que envolveu este navio, com 100 metros de comprimento e 5500 toneladas, frisando que decidiu avançar com a elaboração do documento mesmo sem ter recebido os resultados das análises à 'caixa negra' do cargueiro.

Apesar de considerar que esses dados são importantes para avaliar a precisão de resposta dos equipamentos de bordo, Castro Garcia salientou que o desconhecimento dos dados da 'caixa negra' não impede que se possa determinar com segurança as razões que estiveram na base do acidente.

O cargueiro 'S. Gabriel', que assegurava o transporte marítimo entre as ilhas dos Açores e entre o arquipélago e o continente, encalhou na costa sul de S. Miguel durante a madrugada de 21 de Novembro, tendo sido resgatado a 03 de Dezembro e posteriormente rebocado para um estaleiro na Alemanha.

Segundo Castro Garcia o inquérito ao acidente, cujas conclusões constituem um elemento importante em matéria de processamento de seguros, assenta nos testemunhos dos tripulantes do navio e nos registos do movimento do mar na zona onde ocorreu o acidente.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados