Autor: Ana Carvalho Melo / Lusa
No Norte do país e região do Porto, os pólenes encontram-se em níveis elevados, com destaque para os pólenes de sobreiro, gramíneas, erva parietária e oliveira, sendo esperadas concentrações baixas a moderadas para estes pólenes.
No Centro e região de Coimbra, os pólenes estão em níveis muito elevados, com predomínio dos pólenes de oliveira, sobreiro, gramíneas e parietária, sendo esperadas concentrações elevadas para o pólen de oliveira, moderadas a elevadas para o de sobreiro, e baixas a moderadas para os de gramíneas e erva parietária.
Na Estremadura e região de Lisboa, os pólenes encontram-se também em níveis muito elevados, em especial os de gramíneas, oliveira, sobreiro, parietária, tanchagem, quenopódio e azinheira, sendo esperadas concentrações elevadas para os pólenes de gramíneas, oliveira e sobreiro, moderadas a elevadas para os de ervas parietária, tanchagem e quenopódio, e baixas a moderadas para o de azinheira.
No Alentejo, os pólenes encontram-se igualmente em níveis muito elevados, com predomínio dos pólenes de gramíneas, oliveira, sobreiro, tanchagem, azinheira e azeda, sendo esperadas concentrações elevadas para os pólenes de gramíneas, oliveira, sobreiro e erva tanchagem, e concentrações baixas a moderadas para os de azinheira e erva azeda.
Haverá também níveis muito elevados de pólenes no Algarve, com destaque para os de oliveira, gramíneas, sobreiro, tanchagem, quenopódio e azinheira, sendo esperadas concentrações elevadas para os pólenes de oliveira e gramíneas, moderadas a elevadas para os de sobreiro e ervas tanchagem e quenopódio, e baixas a moderadas para o de azinheira.
Na Madeira e região do Funchal, o pólen no ar encontra-se em níveis baixos a moderados, com destaque para os pólenes de erva parietária e acácia, sendo esperadas concentrações baixas a moderadas para estes pólenes.