O Coliseu Micaelense vai lançar, no dia 10 de setembro, entre as 9h00 e as 18h00, ‘Matriz Atlântica’, um novo projeto de artes visuais, desenvolvido em parceria com o Centro Português de Serigrafia.
A curadoria do ‘Matriz Atlântica’ está a cargo de D. André de Quiroga, historiador de Arte, curador e colecionador, que assume a “direção conceptual da programação e o acompanhamento científico das iniciativas que integram o projeto”, adianta nota de imprensa. Este novo projeto pretende afirmar os Açores como “território de criação, reflexão e projeção artística no contexto nacional e internacional”, e prevê o desenvolvimento de uma programação continuada, integrando “exposições, residências artísticas, edições de serigrafia, ações de mediação cultural e iniciativas de pensamento dedicadas às artes visuais contemporâneas”, adianta a nota.
Entre os objetivos está a “criação de novas oportunidades para artistas açorianos e o reforço do diálogo entre o arquipélago e instituições e agentes de referência no panorama cultural nacional”.
A apresentação pública do ‘Matriz Atlântica’ contará com a presença de Alberto Santos, secretário de estado da Cultura; Cila Simas, presidente do Conselho de Administração do Coliseu Micaelense; António Prates, fundador do Centro Português de Serigrafia e D. André de Quiroga, curador do projeto. A mesma’, será acompanhada de uma conferência intitulada: ‘Mecenato e Arte Contemporânea’, que irá reunir representantes de entidades públicas, fundações, empresas, colecionadores e agentes culturais para discutir os instrumentos de apoio à criação artística, a descentralização do investimento cultural e a responsabilidade social associada ao colecionismo e ao mecenato. A conferência pretende abrir nos Açores “uma reflexão sobre os modelos de financiamento da cultura e sobre o papel que empresas, fundações e colecionadores podem desempenhar no desenvolvimento e sustentabilidade do setor cultural”, explica a nota de imprensa.
O primeiro painel: “Do Papel para o Território - Ferramentas Fiscais e Financiamento Cultural”, propõe uma abordagem prática ao enquadramento fiscal e jurídico do mecenato, procurando analisar a aplicação dos instrumentos existentes à realidade empresarial e individual e as especificidades que poderão ser potenciadas no contexto da Região. Neste painel, estão confirmados presença de Filomena Marques, diretora da MG Consulting Services; Frederick Lehmann, presidente da direção da associação nacional de galeristas EXHIBITIO; Piedade Lalanda, presidente do Conselho Económico e Social dos Açores; e Vera Champalimaud Cortês, galerista e gestora cultural.
O segundo painel, que decorrerá à tarde, intitula-se “Descentralizar o Investimento - As Fundações como Motores do Ecossistema Local”, irá colocar em discussão o papel das fundações nos territórios afastados dos grandes centros urbanos e a possibilidade de estas instituições assumirem, não apenas uma função financiadora, mas também um papel ativo enquanto parceiras na capacitação dos ecossistemas culturais locais e na fixação de talento.
Entre os participantes já confirmados encontram-se Rui Gonçalves, diretor dos Serviços Jurídicos da Fundação Calouste Gulbenkian, Ana Feijó da Cunha, diretora da Fundação “la Caixa” Portugal e Teresa de Albuquerque da Fundação Casa de Mateus.
O terceiro painel: “A Arte de Retribuir - Colecionismo e Responsabilidade Social”, será dedicado à relação entre colecionismo, participação cívica e responsabilidade social. Neste painel estão confirmados: António Prates, fundador do Centro Português de Serigrafia; António Saint-Silvestre, da Treger Saint Silvestre e Tiago Mendonça da BETAR Consultores.
A moderação dos debates estará a cargo de três profissionais da CNN Portugal, nomeadamente Bruno Baptista, empresário e comentador; Mafalda Anjos, jornalista e comentadora; e Rita Rodrigues, jornalista.
A inscrição para assistir à apresentação e aos vários painéis está já disponível, através do seguinte link: https://forms.gle/4cM4Fu88fjxJVhSr5. A inscrição é gratuita, mas sujeita à lotação de sala.
