Açoriano Oriental
Presidenciais
CNE ouvida no Parlamento sobre discrepâncias nos resultados das eleições
A Comissão Nacional de Eleições (CNE) é esta quarta-feira ouvida no Parlamento sobre as discrepâncias verificadas nos resultados das presidenciais de 23 de Janeiro, depois de ter apontado erros e incorrecções no apuramento.
CNE ouvida no Parlamento sobre discrepâncias nos resultados das eleições

Autor: Lusa/AO online
O mapa oficial dos resultados, publicado em Diário da República a 15 de Fevereiro, só foi aprovado com o voto de qualidade do presidente da CNE, Fernando Costa Soares, depois de dois votos a favor, dois contra e duas abstenções.

Na ata da reunião de aprovação foram apontados "erros" e "incorrecções" no apuramento, designadamente a omissão de cerca de 120 mil eleitores e 60 mil votos no distrito de Setúbal e a contabilização a mais de 40 mil eleitores e 20 mil votos em Viseu.

No mesmo documento constam 4.431.849 votantes, menos 60.448 do que o inicialmente anunciado: 4.492.297.

Também o número de eleitores inscritos era diferente, 9.543.550 contra os 9.656.797 anunciados no portal www.presidenciais.mj.pt na noite eleitoral.

Na sequência das discrepâncias, o PCP requereu a presença da CNE e do director-geral da Administração Eleitoral, Jorge Miguéis, na Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, o que acabou por ser aprovado por todos os grupos parlamentares.
PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.