Esta ação solidária, promovida pela Força Aérea e "dinamizada pelas diversas unidades espalhadas pelo país", tem vindo a reunir bens doados por militares e comunidades locais", explicou esta força, em comunicado.
"O apelo gerou uma forte adesão da população de Porto Santo (Madeira) que, através do Aeródromo de Manobra N.º 3 (AM3) ali sediado, reuniu bens alimentares, artigos de higiene pessoal, material elétrico, artigos diversos para o lar, telhas e tinta", acrescentou.
Estes bens irão agora juntar-se a outros recolhidos pelas restantes unidades da Força Aérea, sendo posteriormente transportados por via terrestre para entrega às comunidades previamente identificadas.
Perante a "resposta massiva", a Força Aérea prevê realizar, nos próximos dias, novos voos para a Madeira e para os Açores, com o objetivo de recolher mais bens.
Diversas equipas militares da Força Aérea percorreram hoje habitações nas imediações da Base Aérea N.º 5 (BA5), em Monte Real, com o objetivo de avaliar as necessidades mais urgentes da população, detalhou ainda no comunicado.
Em paralelo, foi efetuado o transporte terrestre de 4000 telhas doadas pela Cooperativa dos Olivicultores de Murça, acrescentou.
Os meios aéreos da Força Aérea continuam "igualmente empenhados na monitorização de áreas críticas, afetadas pelas cheias e pela subida das águas, permitindo identificar populações e infraestruturas em risco".
A Força Aérea tem atualmente cerca de mil militares dedicados, oito meios aéreos empenhados e 53 satélites em utilização, referiu ainda.
Desde 28 de janeiro, a Força Aérea cedeu 69 lonas para cobertura de habitações no distrito de Leiria, transportou, por via terrestre, 35,8 toneladas de bens de primeira necessidade, como géneros alimentares e materiais de construção, e mobilizou mais de 70 equipamentos, incluindo geradores, motosserras, gruas, contentores, monta-cargas, tendas e máquinas pesadas.
A BA5 abriu ainda as suas portas à comunidade, proporcionando 369 banhos quentes e distribuindo 370 refeições, pode ler-se na nota de imprensa.
