Cinema: Morreu o realizador espanhol Luis García Berlanga Marti

O cineasta e académico espanhol Luis García Berlanga Marti, 89 anos, Prémio Príncipe das Astúrias e presidente honorário da Academia espanhola de Cinema, morreu hoje na sua residência em Madrid


Berlanga, noticia a Efe, é um dos grandes mitos do cinema espanhol pela trilogia de obras-primas formada por “Bienvenido, Mr. Marshall! (1952), “Plácido” (1961) e “El verdugo” (1963).

O realizador nasceu em Valência no seio de uma família burguesa, neto de um governador da cidade e filho de um deputado da União Republica (Frente Popular). Estudou Direito, Filosofia e Letras, que abandonou para intervir nos últimos meses da Guerra Civil (1936-1939) pela fação republicana.

Mais tarde, integrou a Divisão Azul e, no seu regresso da Rússia, dedicou-se à pintura e criou um cineclube em Valência.

Das suas primeiras curtas metragens, destacam-se “Paseo por una guerra antigua” e “Tres cantos”, ambas de 1948, “El circo” (1949) e “Se vende un tranvia” (1950).

A sua estreia na longa metragem foi em 1951 com o filme “Esa pareja feliz”, com Juan António Barde “Bienvenido, Mr. Marshall” foi o seu primeiro filme a solo, tendo sido premiado em Cannes.

PUB

Premium

O processo que investigou fraude no Serviço Regional de Saúde passou de 16 arguidos e 55 crimes para oito arguidos e 18 crimes, um número que pode baixar para seis arguidos se o Ministério Público aceitar a suspensão provisória do processo, proposto pelo juiz de instrução, ontem, durante a leitura da decisão instrutória.