O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) anunciou quarta-feira à noite a desconvocação da greve para hoje, sábado e para os dias 05, 07 e 09 de Novembro depois de terem chegado a acordo com os Ministérios das Obras Públicas, Transportes e Comunicações e do Trabalho e da Solidariedade Social para iniciar o processo negocial.
Em declarações hoje de manhã à Lusa, o porta-voz da TAP, António Monteiro, adiantou que o movimento de passageiros “está praticamente igual a um dia normal”.
“Como o anúncio de desconvocação da greve foi feito perto do início do segundo dia de paralisação, não nos foi possível resolver algumas situações e por isso alguns voos foram cancelados”, explicou o responsável.
Os voos da TAP cancelados tinham como destinos Porto (07:50), Roma (07:50), Terceira (08:00), Estocolmo (09:15) e Oslo (09:20).
“Os serviços da TAP estiveram toda a noite a tentar normalizar a situação mas já não foi possível resolver casos relativos aos voos marcados para o início da manhã”, disse António Monteiro, realçando que “o tráfego aéreo está contudo protegido”.
O porta-voz da transportadora aérea portuguesa disse que as pessoas que tinham “lugares garantidos em aviões de companhias estrangeiras vão voar nelas” e adiantou que estão a ser cancelados os voos e tripulações que a TAP tinha fretado para minimizar os efeitos da greve dos pilotos.
A greve, que no primeiro dia (terça-feira) provocou o cancelamento de 65 voos, tinha sido convocada pelo SPAC em protesto contra o aumento da idade da reforma dos 60 para os 65 anos e pela alteração do valor das pensões.
O primeiro dia de greve, que acabou por ser o único, levou ao cancelamento de 51 voos domésticos e internacionais no aeroporto de Lisboa e 10 ligações no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto.
A TAP afirmou, por diversas vezes, estar a ser “desnecessariamente penalizada” pela greve dos pilotos.
O secretário de Estado das Obras Públicas e Comunicações, Paulo Campos, calculou que, por cada dia de greve, a TAP registe um prejuízo de um milhão de euros.
Cinco voos cancelados na Portela, apesar de desconvocada paralisação
Cinco voos da TAP foram hoje de manhã cancelados apesar da desconvocação da greve dos pilotos, disse à Lusa o porta-voz da transportadora aérea, adiantando contudo que o movimento de passageiros no aeroporto da Portela está praticamente “normal”.
Autor: Lusa/ AO
