Açoriano Oriental
Chega/Açores questiona Governo Regional sobre avaria de grua nas Flores

O deputado único do Chega/Açores, José Pacheco, questionou o Governo Regional sobre a grua do porto de pescas das Lajes das Flores, que está avariada “desde o início do ano” e “sem previsões” para que fique operacional.

Chega/Açores questiona Governo Regional sobre avaria de grua nas Flores

Autor: Lusa


Num requerimento, que deu entrada na Assembleia Legislativa Regional dos Açores, o deputado refere que a grua do porto de pescas das Lajes das Flores “está avariada desde o início deste ano e sem previsões para que volte a funcionar, causando constrangimentos à operação de pescadores e armadores daquele porto”.

De acordo com José Pacheco, que é também o líder regional do partido, os profissionais da pesca têm de usar a outra grua disponível, propriedade da empresa Portos dos Açores, “apenas durante o horário de expediente e fora dos fins de semana”.

O deputado considera este cenário “incompreensível, já que há largos meses que a grua de apoio à pesca está avariada e não há sinais de que se vá resolver em breve”.

O parlamentar quer saber o motivo de “tantos meses à espera da reparação daquele equipamento”, que “é imprescindível à atividade profissional de pescadores e armadores para a salvaguarda das suas embarcações”.

No requerimento, questiona-se ainda para quando está prevista a completa operacionalidade do porto de pescas das Lajes das Flores, bem como se tem sido cumprido o plano de manutenção da referida grua.

O deputado interroga se está assegurada a operação "em caso de agravamento das condições atmosféricas, em que seja necessário varar as embarcações fora do horário de expediente da Portos dos Açores”.

O dirigente do Chega/Açores defende que há que “cumprir com os planos de manutenção destes equipamentos e ir realizando restauros ou melhoramentos quando é necessário”, uma vez que, “caso contrário, quando avariam, os custos serão muito mais avultados e demorarão muito mais tempo”.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados